Ronda Grupo de Dança se apresenta no Teatro da UFSC
O Ronda Grupo de Dança e Teatro apresenta a montagem “Socorro” entre os dias 26 e 28 agosto, às 20 horas, no Teatro da UFSC, ao lado da igrejinha. A montagem é um trabalho de dança contemporânea, com duração aproximada de 60 minutos.
Baseado na obra “Gritos de Socorro” (Hilferufe), do autor austríaco Peter Handke, o espetáculo traça um paralelo entre a dança contemporânea e o teatro de formas animadas, em uma construção híbrida que experimenta o encontro entre as linguagens. “Acreditamos que pesquisas desta natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem para o espectador um olhar crítico a novas experiências estéticas”, comenta a diretora Zilá Muniz
A ambientação e o figurino do espetáculo, criados por Zilá, remetem a um conto de fadas, desenvolvidos por meio de elementos lúdicos e poéticos. “O trabalho dos dançarinos com a dança, texto e a manipulação de bonecos completam a obra que trata da degeneração e fragilidade das relações humanas, onde as sensações e o tempo se distanciam do real”, completa a diretora.
A produção da montagem é do Ronda Grupo, com concepção e direção de Zilá Muniz em colaboração com os intérpretes-criadores Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz, além da consultoria em formas animadas de Valmor Níni Beltrame e cenário de Fernando Marés.
A montagem do espetáculo Socorro foi viabilizada pela conquista de um dos prêmios do Concurso de Artes Cênicas n. 001/FCFFC/2008, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Em abril de 2011, o grupo circulou com o espetáculo pela região Centro-oeste do país (Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010). No mês de junho, Ronda se apresentou em seis cidades de Santa Catarina (Rede SESC de Teatros Santa Catarina).
SINOPSE
O corpo, em Socorro, está sempre no limiar da necessidade de Socorro, mas a palavra não acontece, o conflito está lá e surge como uma condição humana. Ser humano significa realizar-se, e de fato é isso que impede que os seres humanos convivam uns com os outros com “boa vontade”. Não podemos fazê-lo por sermos humanos, perdemos a força de nos mantermos juntos e assim... a solidão.
“[...] espectadores e ouvintes não tardarão a descobrir o que procuraram os intérpretes. as coisas se passam como num teatro de marionetes quando heróis são ameaçados pelo crocodilo.” Peter Handke
A palavra Socorro faz parte um lugar onde as situações de emergência acontecem e chegam a acontecer devido a escolhas. “(...) descobrir a palavra socorro através do labirinto de um grande número de frases e palavras, (...) elas exprimem foneticamente a necessidade de socorro, fora de toda situação determinada, real” (Peter Handke).
SOBRE O GRUPO
O Ronda Grupo foi criado em 1993,
Foi a partir do ano de 2005 que se constituiu o atual núcleo sensível e criativo de dançarinos e colaboradores. “Este encontro provocou uma simultaneidade de vetores que definiu nosso modo de trabalho e linguagem artística. O exercício de compartilhar, criar e conviver encontra-se refletido em nossa trajetória e em nossa relação com a dança”, conta a diretora.
O olhar sobre a vida é uma das principais funções do grupo. “O que nos interessa como material para a pesquisa é olhar sobre a vida, interrogar o “ser no mundo”, imaginar e criar um lugar para o acontecimento e acentuar a singularidade de cada corpo”, explica Zilá Muniz
Espetáculos e outras iniciativas: Desassossego (1999), Mãos de Prata (2000), Crosta (2000), Sobre uma Caixa de Ressonância (2000 e 2001), Estar Vivo (2003), Para quem sonha colorido (2003), Série Mergulho no Palco (2006-2007), Movimento para 6 (2006), Corpo-lugar (2007), Siga o Risco (vídeo-dança, parceria com o SENAC/SC – 2008), Socorro (2008), Estratégia (2009), Cuida de Mim (2010) e Lugar Nenhum (2010).
FICHA TÉCNICA
Direção/Concepção: Zilá Muniz
Intérpretes-criadores: Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz
Consultoria
Bonecos: Marcos Oliveira
Cenário: Fernando Marés
Iluminação: Camila Ribeiro e Irani Apolinário
Montagem e operação de luz: Greice Miotello
Figurino: Zilá Muniz
Trilha sonora: Javier Venegas e Zilá Muniz (músicas de Steve Reich)
Material gráfico: Lena Muniz
Fotos: Camila Ribeiro, Cristiano Prim e Marcos Klann
Produção: Egon Seidler – (48) 8412-5624 :: rondagrupo@gmail.com
SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo de dança contemporânea “Socorro” – Ronda Grupo
QUANDO:
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: R$ 30,00 e 15,00 (estudantes, idosos, classe artística, professores da rede pública de ensino e associados da Aprodança)
INFORMAÇÕES: Egon Seidler (Produção) (48) 8412-5624 – www.rondagrupo.blogspot.com
Fonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural (DAC): SECARTE: UFSC, com texto e foto do grupo.