domingo, 14 de agosto de 2011

Noite de Palhaços no Teatro da UFSC

Companhia Traço de Teatro traz Noite de Palhaços para o Teatro da UFSC

Dia 17/08, quarta-feira, às 20 horas. Gratuito, aberto à comunidade (os ingressos serão distribuídos a partir das 19h no local)

Apresentação faz parte das comemorações de dez anos do Grupo


Há 10 anos levando sorrisos e gargalhadas para as ruas e palcos do Estado, a Traço Companhia de Teatro celebra sua trajetória de palhaçadas e se apresenta nesta quarta-feira (17), às 20 horas, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Trazendo ao público um show cômico de 60 minutos em uma apresentação inédita, a Noite de Palhaços faz parte da programação Traço em Festa, que agendou atividades para todas as quartas-feiras de agosto em diferentes espaços de Florianópolis.

Os espetáculos e intervenções que compõem a programação fazem parte do repertório da Traço Cia. de Teatro, com exceção da atração Noite de Palhaços.

Um espetáculo especialmente organizado para a comemoração dos 10 anos da Traço Cia. de Teatro. Um show cômico formado por esquetes teatrais de palhaços de Florianópolis e outras cidades do Estado.

Além dos integrantes da Traço Cia. de Teatro, o espetáculo conta com a presença dos palhaços do (A)Gentes do Riso (Florianópolis), Palhaço Leleco (Circus Fever – Florianópolis), Palhaça Barrica (Chapecó), Clov’s – o internacionável (Criciúma), Palhaço Pimentão (Itajaí) e Pepe Nuñez (Cia. Pé de Vento – Florianópolis).

A técnica do palhaço é o principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação da Companhia. Por este motivo, o grupo convidou amigos para comemorarem juntos no palco, fomentando suas pesquisas e oportunizando a aproximação do público em geral para com essa linguagem. Estes artistas são profissionais que já trabalham com a linguagem do palhaço e trarão números de seus repertórios para abrilhantar a noite, divertir a plateia e celebrar o aniversário da Traço Cia. de Teatro.

Traço em Festa

A Noite de Palhaços faz parte das comemorações da Traço Companhia de Teatro, que em agosto de 2011 completa 10 anos e celebra sua trajetória artística junto à população de Florianópolis.


A Traço em Festa consiste na apresentação gratuita de ações, espetáculos e intervenções em repertório criado ao longo da história do grupo. A comemoração abarcará diferentes regiões da cidade de Florianópolis e contará com o apoio de espaços e instituições importantes para a formação e manutenção da Companhia. Suas atividades acontecerão semanalmente, sempre às quartas-feiras do mês de agosto.

Os parceiros deste evento são instituições que, ao longo da trajetória do grupo, apoiaram e fomentaram a pesquisa e trabalho da Companhia: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, SESC Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.


A programação é variada e aberta à população em geral. “Além de compartilhar a pesquisa e o trabalho da Traço Cia. de Teatro, a Companhia e seus parceiros promoverão arte e entretenimento a diferentes grupos sociais e culturais, colaborando à formação de público, à democratização do acesso a atividades culturais e à popularização da arte do Palhaço, do Teatro de Rua e da Comédia Popular em nossa cidade”, afirma o ator Egon Seidler

A companhia


Criada em 2001, em Florianópolis, a Traço Cia. de Teatro, por meio do teatro de rua e da comédia popular, desenvolve uma linguagem própria pautada no encontro entre o ator e o espectador, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora. “É uma linguagem encantadora e misteriosa, você pode se maquiar, vestir a roupa, mas não é só isso. Se trabalha a vida inteira para ser um verdadeiro palhaço”, afirma a atriz Débora de Matos.


Formada pelos atores Egon Seidler, Débora de Matos, Greice Miotello e Paula Bittencourt, a Traço já idealizou seis espetáculos: Último Dia Hoje (2001), Fulaninha e Dona Coisa (2002 – em repertório), O Chamado da Nota (2003), Conversa no Chafariz (2004), Mulher de Corpo em Cheiro (2005) e As Três Irmãs (2007 – em repertório). A companhia também realizou a Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto..., em 2009 e 2010, além do projeto (A)Gentes do Riso (2011), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - FCFFC, levando a figura do “palhaço doutor” a interagir na rotina do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A Traço ainda realiza atividades de formação na linguagem teatral, ministrando oficinas e cursos de curta duração.


Atualmente, a Traço prepara-se para temporadas de seus espetáculos na cidade, está em pré-produção da 3ª edição da Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto..., continua com seus palhaços-doutores no Hospital Infantil Joana de Gusmão e tem planos para uma nova montagem teatral. O objetivo do grupo para os próximos 10 anos é criar mais, levar seu trabalho para mais pessoas e concretizar um antigo sonho, ter uma sede.


Outras apresentações do Grupo

(A)Gentes do Riso - 24 de agosto de 2011 – manhã e tarde, nas UPAS e Policlínicas do Centro, Continente, Norte e Sul

Os Palhaços Doutores utilizam a arte da palhaçaria a serviço da alegria e bem estar, intervindo na rotina das unidades de saúde e humanizando os ambientes por meio do riso e da poesia.

Espetáculo teatral Fulaninha e Dona Coisa - 31 de agosto de 2011 – 16h, na Rua Felipe Shmidt - Centro

As peripécias da relação entre uma empregada ingênua, Fulaninha, e sua patroa intolerante, Dona Coisa. Direção de Marianne Consentino e texto adaptado do homônimo de Noemi Marinho – 55 min.

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação do espetáculo Noite de Palhaços

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANDO: Dia 17 de agosto de 2011, quarta-feira, às 20 horas.

QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade (os ingressos serão distribuídos a partir das 19h no local)

CONTATO: Greice Miotello (48) 8836-1394, tracociadeteatro@yahoo.com.br; www.tracoteatro.blogspot.com

Fonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural (DAC): SECARTE: UFSC, com informações e fotos da Companhia.

.