quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Antropóloga será apresentado em festival de cinema em Portugal


Atores Larissa Bracher e Luigi Cutolo, foto de Claudio Silva

[ Atualizado em 10.05.12 às 18h21 ]


O filme A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires, cineasta catarinense e diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, será apresentado hoje, dia 10 de maio, no Festival de Cinema Itineramente da Língua Portuguesa (FESTIn), em Portugal. 


O festival acontece de 9 a 16 de maio em Lisboa, e apresenta 76 filmes, produções de 5 países de língua portuguesa. O Brasil se destaca com o longa-metragem ''A Antropóloga'', que será exibido hoje, às 21h30 (horário de Lisboa), no cinema São Jorge, sala Manoel de Oliveira.


''A Antropóloga'' foi selecionado para essa terceira edição do Festival juntamente com outros 11 longas que participarão do evento, sendo 8 deles brasileiros. O longa catarinense conta a história de uma antropóloga que realiza uma pesquisa na área de etnobotânica, e a história acontece na Costa da Lagoa, reduto açoriano na Ilha de Santa Catarina.  No decorrer do filme, a personagem passará por diferentes experiências e aprendizados que mudarão a sua vida.


O longa-metragem, que resgata a cultura herdada dos colonizadores açorianos numa comunidade remota de Florianópolis, teve filmagens na Costa da Lagoa, na Ilha de Santa Catarina, realizadas em 2010, e foi lançado em 2011. Para a produção, o filme recebeu prêmio do Governo do Estado de SC/Cinemateca Catarinense. A Antropóloga ficou entre os 15 finalistas brasileiros inscritos para representar o País na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012.


A maioria dos trabalhos de Zeca Pires tem um forte vínculo com a cultura popular do Estado. O diretor possui uma trajetória que inclui a produção ou direção de alguns longas e documentários.


Segundo os organizadores do evento, o festival tem como missão a difusão e o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, o fortalecimento e a ampliação dos vínculos culturais entre eles, porém valorizando as origens históricas e culturais de cada país. Discussões sobre o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística também serão pontos do festival. Com o FESTin procura-se, ainda, a promoção e o estímulo às artes audiovisuais por meio do  intercâmbio cultural.


SERVIÇO:


O QUÊ: Festival de Cinema Itineramente da Língua Portuguesa (FESTIn)
QUANDO: de 9 a 16 de maio de 2012. Horários diversos: 16h, 18h30 e 21h30
ONDE: Cinema São Jorge, sala Manoel de Oliveira, Lisboa, Portugal.
QUANTO: 3,00 €  (inteira) 2,50 € (meia)
CONTATO: festivalitinerante.festin@gmail.com – www.festin-festival.com
                     

Fonte: Willian Rotta, acadêmico de Jornalismo, bolsista no DAC.SECARTE.UFSC, com informações do diretor e do site do festival. 
.