terça-feira, 1 de maio de 2012

Banda Pife na Manga se apresenta no Projeto 12:30

Dia 02/05, quarta-feira, na Concha Acústica da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.



O Projeto 12:30 recebe a banda Pife na Manga, nesta quarta-feira, 02/05, às 12h30 na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.


A banda Pife na Manga foi formada no final de 2010, na ilha de Florianópolis, por admiradores das manifestações culturais populares brasileiras. Hoje, o grupo conta com cinco integrantes: dois pifeiros e três percussionistas, que apresentam um repertório de composições autorais.

A banda de pífanos é um tipo de formação musical comum em vários estados do Nordeste brasileiro, mas pouco difundida no Sul do país. Geralmente é constituída por dois tocadores de pífanos (flautas rústicas feitas de bambu) e dois a quatro percussionistas.

Por considerar que o respeito a uma tradição implica também na disposição em renová-la e transformá-la, o Pife na Manga não se limita a só executar os estilos musicais típicos das bandas de pífanos, como o baião, galope, frevo, xote e a marcha; a banda apresenta também composições de maracatu, ijexá, ciranda, caboclinho e coco, entre outras.

Na parte instrumental, além da formação tradicional de pífanos (confeccionados pelos próprios integrantes) zabumba, tarol e pratos, são utilizados também o triângulo, pandeiro, alfaia, agogô, mineiro, caxixis, atabaque e apitos.

Esses elementos fazem da apresentação do Pife na Manga um mosaico onde transparecem variados elementos da cultura popular. Inspirados pelas melodias, danças, ritmos, compositores e cores das manifestações regionais, o grupo tem como objetivo produzir arte e difundir a riqueza da cultura brasileira, levando música, dança e alegria pelos cantos por onde passa.


Integrantes

Ivan Vendemiatti (pífanos) – Pifeiro e compositor. Natural de Piracicaba, SP, é também violeiro e percussionista. Participa há 2 anos tocando dununs e djembê no grupo de dança Afro “Abayomi” e  integra o grupo “Pife Brincante.” É também luthier de pífanos.

Fernanda Bauzys (pífanos) – Nascida em São Paulo, toca e constrói pífanos desde 2002. Foi integrante e pesquisadora do grupo de pífanos “Flautins Matuá”, de Campinas-SP, por 6 anos.   Atualmente é dançarina do grupo de dança afro “Abayomi”, de Florianópolis e toca alfaia no grupo de maracatu “Arrasta Ilha”. É mestre em Geografia pela UFSC.

Eduardo Vidili (percussão) – Natural de São Paulo, é formado em Música com Habilitação em Percussão, pela Universidade de São Paulo. Estudou percussão sinfônica com Joaquim Abreu, bateria com Lelo Izar e percussão popular com Ari Colares. É baterista da banda Felixfônica e també faz parte do Trio Caravana de música e dança. É professor de música desde 1993.

Guilherme Tebet (percussão) – Maracatuzeiro, nascido em Americana, SP. Participa do grupo de maracatu “Arrasta Ilha”, de Florianópolis, desde 2010 e é percussionista do grupo “Sambageo”. Foi percussionista da banda de forró “Rio de Nós” por 1 ano. Estuda Geografia na UFSC.

Osvaldo Pomar (percussão) – É percussionista e produtor. Realiza pesquisa de ritmos brasileiros. Coordena o Grupo Cultural Siri Goiá em trabalhos sociais, apresentações e oficinas. Integra os grupos Sonoroso, Baia Catu e Cozinhando Galo, ambos de choro. Desfila há três anos com Escolas de Samba da Capital Catarinense e integra a percussão do Bloco União da Ilha da Magia.


Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show da banda de pífanos Pife na Manga
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Florianópolis-SC.
QUANDO: Dia dois de maio de 2012, quarta-feira, às 12h30.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: fernandabauzys@yahoo.com.br – (48) 9134-0016 – Visite www.dac.ufsc.br


Fonte: Kadu Reis – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30, DAC: SECARTE: UFSC, com informações e foto do grupo.