quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Ciranda dos Guarda-Chuvas, peça infantil no Teatro da UFSC


  
  
“A Ciranda dos Guarda-Chuvas”
Teatro da UFSC recebe temporada do espetáculo infantil
Nos fins de semana de maio, de 5 a 27, aos sábados e domingos, às 16 horas.


O Teatro da UFSC recebe a temporada do espetáculo infantil A Ciranda dos Guarda-Chuvas”, de 5 a 27 de maio, em todos os fins de semana do mês, aos sábados e domingos, sempre às 16 horas. Mais recente montagem da Expresso Produções, de Florianópolis, a peça teve estreia em Porto Alegre, em fins do ano passado, e uma única apresentação na capital catarinense durante maratona cultural da cidade. Esta é a primeira temporada do espetáculo no Estado.


A peça

A Ciranda dos Guarda-Chuvas é um espetáculo teatral infantil que conta a história de dois palhaços vendedores de guarda-chuvas. Pingo e Chuvisco, como todos os vendedores ambulantes, tentam vender seu produto com brincadeiras e muito bom humor. Mas o clima não ajuda e a chuva não vem...

Os personagens, então, resolvem ganhar uns trocados inventando histórias como verdadeiros artistas de rua (que são!), já que não conseguem vender os guarda-chuvas.

O texto é do autor gaúcho Pedro Delgado e é a primeira vez que está sendo encenado, por isso, o grupo Expresso Produções escolheu a cidade de Porto Alegre para fazer sua estreia no ano passado. É o segundo texto do autor montado pelo grupo que tem sede em Florianópolis desde 2003. O primeiro texto foi “O Patinho Pateta”, que já fez mais de 80 apresentações em diversas cidades dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na direção e elenco do espetáculo estão Alê Gandolfi e Gilca Rigotti.

Ficha Técnica

Texto: Pedro Delgado
Direção e Atuação: Alê Gandolfi e Gilca Rigotti
Direção de Arte: Gilca Rigotti
Direção musical: Neno Miranda
Cenografia: Juliana Silveira
Figurinos: Denise Severo
Iluminação: Leandro Gass
Operação de som: Simone Pinheiro
Maquiagem: Gilca Rigotti
Arte gráfica: Danielle Ferreira
Gravação das músicas: Estúdio Green
Produção e realização: Expresso Produções


Sobre a Expresso Produções

A Expresso Produções iniciou seus trabalhos como grupo teatral em maio de 2003 na cidade de Florianópolis, composta por profissionais graduados da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Utilizou o espaço universitário até o ano de 2005 como sede para ensaios teatrais, pesquisas e para o desenvolvimento de suas demais atividades.

Os trabalhos desenvolvidos pela produtora envolvem os espetáculos teatrais criados por seus integrantes, bem como o apoio a espetáculos de outras companhias teatrais da cidade de Florianópolis e região.

No currículo de espetáculos realizados pela Expresso Produções estão: “A Confissão”, “A Mais Forte”, “Fica Batendo Parado”, “O Patinho Pateta”, “Trans.Veadas”, “Baú de Histórias Infantis” e A “Ciranda dos Guarda-Chuvas”.

A produtora fez ainda parcerias com grupos da região para montagem e produção dos espetáculos: “Pequeno Monólogo de Julieta”, “Tudo isso é muito bonito mas, realmente, não há nada como um Gauguin” e “Setembro”, sendo este último a montagem da primeira turma de formandos do Curso de Artes Cênicas da UFSC.

Os espetáculos e artistas produzidos pela produtora e seus parceiros já ganharam prêmios e participaram de diversas temporadas, eventos, circuitos e festivais do País.

Para citar a trajetória, apenas de algumas produções infantis da Expresso Produções, “O Patinho Pateta”, primeiro espetáculo do grupo voltado às crianças, fez diversas temporadas na cidade de Florianópolis. Foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2009, participou do circuito Enter do SESC/SC, fez um circuito por diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul, foi apresentado no I Festival Verão Cultural da Fundação Franklin Cascaes, de Florianópolis, foi convidado para se apresentar no Palco Iguatemi, dentre outras apresentações em diversos locais do Estado e do Sul do País.

Outra produção do grupo, o espetáculo Baú de Histórias Infantis, participou da Maratona de Contos de Florianópolis, na Semana do Livro de Brusque, no I Festival Verão Cultural da Fundação Franklin Cascaes e do circuito Enter do SESC/SC.


Sobre A Ciranda dos Guarda-Chuvas

A “Ciranda dos Guarda-Chuvas” é o mais recente espetáculo montado pelo grupo e estreado a convite do autor na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, em outubro de 2011. “O texto do gaúcho Pedro Delgado foi um presente do autor ao grupo, depois do sucesso da montagem do espetáculo O Patinho Pateta, do qual o mesmo autor assina o texto”, dizem os produtores.

O processo de montagem do trabalho foi feito nas duas capitais, em Florianópolis e em Porto Alegre. Os atores/diretores mantiveram o processo de auto-direção, porém tiveram o olhar crítico de diversos artistas, buscando, através disso, uma construção mais democratizada e divertida, sempre visando ao público destinado, comentam os integrantes. A trilha sonora foi feita em parceria com o músico catarinense Neno Miranda e a cenografia pela artista plástica gaúcha Juliana Silveira. O figurino é assinado pela estilista Denise Severo.

A parceria entre o autor e o grupo tem rendido frutos importantes para a crescente produção infantil no teatro catarinense, avalia o grupo. O autor tem sido reconhecido por sua dramaturgia e o grupo tem levado ao conhecimento do público o trabalho desse autor. Ainda segundo os produtores, a temporada na capital gaúcha foi um grande sucesso, onde o grupo fez um intercâmbio com o autor e pode conhecer um pouco mais do seu trabalho.

Depois da estreia em Porto Alegre, o grupo fez uma apresentação única do espetáculo na I Maratona Cultural de Florianópolis, com um público que encheu o Teatro da UFSC.

Agora, de volta aos palcos da UFSC, o grupo apresenta uma temporada de um mês inteiro, em todos os fins de semana de maio, no Teatro da UFSC.

Para saber mais sobre a trajetória do grupo visite o site
www.expressoprod.wordpress.com



SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral infantil “A Ciranda dos Guarda-Chuvas”. (duração 45’)
QUANDO: Dias 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de maio de 2012, em todos os fins de semana do mês (aos sábados e domingos ), sempre às 16 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC
QUANTO: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
CONTATO: Grupo Expresso Produções (48) 9921-2706 / (48) 9618-3066, e-mail expressoprod@gmail.com e site www.expressoprod.wordpress.com

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (www.ufsc.br).

Fonte: [CW] DAC.SECARTE.USC, com texto e foto do grupo.

.