quinta-feira, 9 de abril de 2009

Exposição de Arte - Doação de Órgãos

Foto: Arte Digital, obra do artista Ivan de Sá.

Exposição de Arte no Hall da Reitoria da UFSC em prol do Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos

Abertura dia 14/04, terça-feira, às 19h00. Com obras de 14 artistas plásticos. Gratuito e aberto à comunidade.

Abre nesta terça-feira, dia 14 de abril, às 19 horas, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição de obras de arte de 14 artistas plásticos de Florianópolis, em prol do Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos. A mostra poderá ser visitada até dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Evento gratuito e aberto à comunidade.

As 14 obras desta exposição, cada uma medindo um metro por um metro, foram especialmente produzidas para a mostra, e foram realizadas nas técnicas de pintura, colagem, arte digital e objeto.

Segundo Ivan de Sá, um dos expositores, esse grupo de artistas vem se reunindo há mais de quatro anos com a proposta de escolher temas e produzir obras que são apresentadas ao público.

Desta vez, motivados pelo sofrimento do falecido colega e artista Ruy Braga, nas suas tentativas de conseguir um transplante de órgão que lhe salvasse a vida, os artistas se reuniram e decidiram produzir as obras desta exposição como forma de sensibilizar a comunidade para a questão da doação de órgãos.

Os artistas que fazem parte deste grupo são conhecidos no meio das Artes Visuais de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. São eles: Anderson Rodrigues, Dirce Korbes, Elias Andrade, Hugo Rubilar, Ivan de Sá, Juliana Hoffman, Kuke Castiñeras, Locatelli, Luciano Martins, Marco Figueiredo, Marinela Goulart, Oscar Miletti, Paulo Gôvea e Sol Jará.

As obras desta mostra serão doadas para a nova enfermaria de transplantes do HU e ficarão expostas naquele setor, tanto para colaborar na humanização do ambiente como promover a conscientização da comunidade para o Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos.

O doutor Joel de Andrade é médico intensivista e coordenador de transplantes do HU, e tem sido a ponte entre o hospital e o grupo de artistas. Segundo ele, qualquer iniciativa que visa ser útil à sociedade é bem-vinda e quando essas obras estiverem expostas no hospital, além de trazerem o assunto à tona, farão com que os pacientes se identifiquem com a obra.

A exposição é uma promoção do Hospital Universitário e do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, e conta com o apoio da SC - Transplantes CNCDO/SC.

A doação de órgãos em Santa Catarina

Santa Catarina teve, em 2008, o maior número de doadores efetivos de órgãos para transplante, com 16,7 doadores efetivos por milhão de população, ficando atrás somente da Espanha, com 35 doadores; dos EUA, com 26,5 e do Uruguai, com 18. É o terceiro ano consecutivo que Santa Catarina está na liderança do ranking nacional, em segundo está o Rio Grande do Sul com 12,2 doadores e em terceiro São Paulo com 12. Estes resultados levaram SC a realizar o maior número nacional de transplantes de fígado e rins com doadores falecidos de todo o país proporcional à sua população.

Hoje o Estado é um dos lugares mais seguros para as pessoas que necessitam deste tipo de tratamento médico. Nos últimos anos, Santa Catarina quadruplicou os recursos financeiros destinados à viabilização de transplantes, com recursos em torno de R$ 12 milhões. Para se obter esse resultado são feitos capacitação de profissionais e investimentos em hospitais, como a nova ala de transplantes do hospital Santa Izabel, de Blumenau, e a enfermaria destinada aos transplantes, no HU da UFSC. Desde 2005, mais de 500 coordenadores hospitalares de transplantes foram treinados em SC e recebem acompanhamento diário em suas atividades dos técnicos do SC Transplantes.

Doador

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito em nenhum documento, basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos no Brasil só acontece com a permissão dos familiares. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

Existem dois tipos de doadores o vivo e o cadáver. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão, desde que ele concorde com a doação. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial. Os doadores cadáveres são pacientes em UTI com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano AVC (derrame cerebral). A retirada é realizada em centro cirúrgico. Os órgãos que podem ser obtidos de um doador cadáver são: coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.


SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição de Obras de Arte de 14 artistas locais em prol do Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos

QUANDO: Abertura: Dia 14 de abril de 2009, terça-feira, às 19h00. Visitação: Até dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas.

ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.Voalt

CONTATO: Ivan de Sá (48) 3233-2789, (48) 8421-2222, lagoadigital@gmail.com ou Joel de Andrade (48) 3333 4781, (48) 8843-8815

Visite: www.dac.ufsc.br e www.hu.ufsc.br

Fonte: Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pelos artistas expositores. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br

Voltar para www.dac.ufsc.br

Nenhum comentário: