quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projeto Recriando na Comunidade


Projeto Recriando na Comunidade realiza cursos em escolas públicas e comunidades da grande Florianópolis

O Recriando é coordenado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, e realiza cursos para comunidades interessadas. 

O projeto Recriando na Comunidade, que oferece cursos e assessorias para a realização de eventos de recreação e lazer, ministrará um curso no Auditório da Guarda Municipal, em Coqueiros. O minicurso é dirigido à çomunidade e destina-se aos 20 inscritos que já preencheram as vagas. Acontece no dia 30 de abril, quinta-feira, e faz parte da proposta do Setor de Educação da Guarda Municipal. Será ministrado por Rose Mery de Lima. 

O objetivo desse curso é ensinar algumas técnicas de recreação e lazer para serem incluídas nos eventos, com crianças e adolescentes, realizados pela Guarda Municipal de Coqueiros. 

Escolas e comunidades interessadas em receber o minicurso, podem entrar em contato com a coordenação do projeto no Departamento Artístico Cultural da UFSC: www.dac.ufsc.br ou pelo e-mail recriando@dac.ufsc.br.

Iniciado em 1990, após as experiências, desde 1983, com recreação e lazer do Departamento Artístico Cultural da UFSC, o Projeto Recriando na Comunidade ministra cursos em escolas, associações e comunidades em geral. O objetivo é de instrumentalizar lideranças comunitárias e outras pessoas interessadas na prática de recreação e lazer, para que, de forma criativa e dentro das linguagens artísticas, possam atuar junto à criança e ao adolescente. Os cursos são requisitados pelas pessoas da comunidade que, durante um encontro, aprendem desde a organização de um evento recreativo até a confecção de brinquedos com sucatas e a fabricação de materiais alternativos para recreação, como massa de modelar e tintas artesanais.

Recomenda-se sempre valorizar os recursos humanos e materiais disponíveis na própria comunidade. Segundo a coordenadora do projeto Recriando na Comunidade, Rose Mery de Lima, “A falta de espaço livre e a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação levam a criança, especialmente nos centros urbanos, ao lazer passivo. Nosso objetivo é garantir um espaço recreativo onde há um resgate das brincadeiras tradicionais, como perna de pau, bolinha de sabão, pintura, pula corda, entre outras”. 

As comunidades interessados em receber o curso e assessorias do Recriando na Comunidade, devem entrar em contato com a coordenação do Projeto no Departamento Artístico Cultural - Igrejinha da UFSC. Fone/fax: 3721-9348 e 3721-9447 ou recriando@dac.ufsc.br  
SERVIÇO: 

O QUE: Curso de Recreação e Lazer 
QUANDO: Dia 30 de abril de 2009, quinta-feira.
ONDE: Guarda Municipal em Coqueiros - Rua Capitão Eurides de Castro, 236  
QUANTO: Gratuito e dirigido à comunidade. Vagas preenchidas.
CONTATO: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou recriando@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pela coordenação do projeto
Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br