sexta-feira, 3 de abril de 2009

Exposição de desenhos de Diego Fagundes

Galeria de Arte da UFSC abre exposição de desenhos, ilustrações e quadrinhos de Diego Fagundes
Abertura dia 07/04, terça-feira, às 18:30. O artista estará presente na inauguração da exposição.



A Galeria de Arte da UFSC abre, nesta terça-feira, dia 07/04, a exposição “A tragédia misturada ao nada”. A mostra consiste em uma série de desenhos e ilustrações produzidas no decorrer dos dois últimos anos - 2007 e 2008. São ilustrações feitas pelo artista Diego Fagundes, que estará presente no dia da inauguração 07/04 às 18:30h para o “Encontro com o Artista”.

Nesse encontro, o artista terá a oportunidade de falar sobre o processo criativo das suas obras, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.

A exposição poderá ser visitada do dia 07/04 até dia 08/05.A entrada é gratuita e aberta à comunidade. A Galeria funciona no edifício do Centro de Convivência da UFSC.

A proposta

São trinta ilustrações impressas em papel fotográfico no formato 20X25cm.Trata-se de uma variedade grande de técnicas e linguagens, tendo no desenho a sua base primordial.

As obras mostram desenhos figurativos, com pessoas e objetos do cotidiano com fortes característas de surrealismo, expressionismo e influências dos quadrinhos, inspirados em artistas Robert Crumb, Lourenço Mutarelli.


A idéia que envolve a produção dessas obras passa pela compreensão dos métodos híbridos de produção gráfica num tempo em que as novas técnicas de representação digital têm provocado verdadeira revolução no mundo das artes plásticas. Além do material impresso a amostra apresenta cadernos contendo os desenhos originais, possibilitando ao visitante um comparativo entre as etapas de produção das imagens que estão absorvendo como produto final.


O artista

Diego Fagundes, 23 anos, nascido em Porto Alegre-RS, é concluinte do curso de arquitetura e urbanismo da UFSC. O estudo em arquitetura possibilitou o contato com um universo expandido das artes englobando o desenho, o cinema, música, e outros campos da comunicação e linguagem. Realizou uma pesquisa no campo da história da arte e da arquitetura, elaborando um catálogo digital de imagens que dão suporte às disciplinas de teoria e história da arte no curso de arquitetura. No decorrer dos últimos anos envolveu-se na organização de algumas revistas de arte no meio acadêmico, notadamente a Boca de Cena em Revista, onde atua como ilustrador e diagramador.

O artista participou de exposições coletivas em Florianópolis SC, como o Projeto Laboratório de 2007, e da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde conquistou menção especial pelo trabalho Difusor de Desejos: experiência sobre corpo-ciborgue realizada em grupo com outros estudantes de arquitetura da UFSC.


No ano de 2008 foi um dos dez finalistas (por votação popular on-line) do Prêmio FNAC novos talentos, cujo tema foram as histórias em quadrinhos. O trabalho in] [versor, fez parte do I Salão Arte & Cidade, realizado no mês de outubro de 2008 em Salvador BA, assim como a série de fotografias “Paisagem”. Também em 2008 fez parte da I Semana Ousada de Artes, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde expôs o trabalho Difusor de Desejos: experiência sobre corpo ciborgue.

Atualmente, concorre a uma vaga no programa de Residência Artística do instituto francês Cent Quatre, sediado em Paris com o projeto relacionado à compreensão de signos gráficos na linguagem plástica contemporânea.
Mantém o blog www.deusdachuva.com.br como meio principal de divulgação de seus trabalhos.

A Galeria de Arte da UFSC funciona no prédio do Centro de Convivência do campus, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h30min, e faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.


SERVIÇO

O QUE: Exposição “A tragédia misturada ao nada”, de Diego Fagundes.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência.
QUANDO: Abertura e “Encontro com o Artista”: Dia 07 de abril de 2009, terça-feira, às 18h30. Visitação de 07/04 a 08/05, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Galeria de Arte: www.dac.ufsc.br - Galeria: (48) 3721-9683 ou
galeriadearte@dac.ufsc.br
CONTATO DO ARTISTA: diegofagundes@gmail.com
Veja obras do artista: Diego Fagundes: www.deusdachuva.com.br


Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC - Departamento Artístico Cultural: SECARTE: UFSC, com material fornecido pelo artista.

Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br
Voltar para www.dac.ufsc.br