sexta-feira, 17 de abril de 2009

Projeto 12:30 apresenta "Trio Mistura e Manda"


Show com o Trio Mistura e Manda, no Projeto 12:30

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 22/04, recebe o Trio Mistura e Manda. O show acontece na Concha Acústica da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

O Trio Mistura e Manda toca choro e música instrumental. Um repertório que vai dos choros tradicionais do início do século XX às melodias contemporâneas da nova música brasileira. Esse repertório é explorado com energia e suavidade por um bandolim, um violão de sete cordas e um pandeiro.

Os integrantes do trio exibem composições próprias e dão novos arranjos à música de compositores como Tom Jobim, Baden Powell, Guinga, Edberto. Além disso, interpretam choros que incluem grandes compositores do gênero como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Nelson Alves, Luperce Miranda, Ernesto Nazareth, João Pernambuco, Pedro Amorin e Maurício Carrilho.

O trio é formado por Thiago Larroyd no bandolim, Pedro Cury no violão de sete cordas e Lê Souza no pandeiro. Eles se apresentam regularmente em Florianópolis em casas de prestígio como o Café dos Araçás, O Manezinho, Empório Mineiro, Creperia Ruscello, assim como em eventos e festas particulares.

Saiba mais sobre os músicos:

Lê Souza - Pandeiro
Nascido em 1980, Vanderlei Souza Filho entra em contato com a música aos 13 anos, através da capoeira, boi de mamão, samba de roda entre outras manifestações da cultura popular brasileira. Aos 16 anos inicia sua carreira como percursionista profissional participando de diversos projetos musicais como as Atajuva, Maldasaria e Radar.

De 1997 a 2005, com a banda Forró Ferrão, participa da trajetória inicial do forró pé de serra no sul do Brasil onde tem grande projeção na cena da música nordestina em Santa Catarina. Em 2002 participa da turnê de Lançamento do álbum "Movimento", com o Grupo Engenho. Ainda em 2002 divide o palco com nomes ilustres da MPB como Yamandú Costa, Mauricio Carrilho, Toninho Carrasqueira, Proveta, Valmir Gil, Pedro Amorin, entre outros.

Atualmente participa de grupos musicais ligados ao samba e ao choro atuando como pandeirista nos locais mais conhecidos do gênero em Florianópolis. Além de ser músico, ele ainda desenvolve um trabalho nacionalmente reconhecido na confecção de instrumentos de percussão de alta qualidade ao lado de seu irmão Fabiano costa. Atende pandeiristas como Jorginho do Pandeiro e Celsinho Silva.

Thiago Gonçalves Larroyd - Bambolim
Natural de Florianópolis, Thiago nasceu em 10 de janeiro de 1985. Inicia-se na música aos quatorze anos de idade. Em 1999 aperfeiçoa seus estudos de samba e choro com o violinista Wagner Segura. Participa, em 2003, do curso de Arranjo e Improvisação aplicado à música popular brasileira, ministrado pelo Professor Polleti (RJ), na cidade de Curitiba. No mesmo ano tem orientações de prática de conjunto de choro, com a carga horária de 10 horas, com o violonista Mauricio Carrilho (RJ), realizado no Teatro do CIC em Florianópolis.

Participou, desempenhando o cargo de monitor, em 2005, do Workshop "Ritmos Brasileiros" ao lado de Jorginho do Pandeiro. Tocando profissionalmente, participou dos grupos de samba "Novos Bambas", "Receita de Samba", "Número Baixo" e "Bom Partido".

Já tocou com o bandolinista Pedro Amorim (RJ), com a Velha Guarda da embaixada Copa Lord (SC), com o violonista Mauricio Carrilho (RJ), com Ronaldo do Bandolim e Jorginho do Pandeiro ambos do Grupo Época de Ouro (RJ), Oisier do Cavaco (MG), o clarinetista Proveta (RJ), e a cantora Maria Helena (SC).

Em 2005, ajuda a fundar o Clube do Choro de Florianópolis/SC, onde participa com o seu grupo de choro "Ginga do Mané" das duas apresentações de inauguração, a primeira em maio e a segunda em dezembro, ambas no CIC. Com o mesmo grupo participa do circuito Banco do Brasil - Etapa Santa Catarina - 06/2005.

Atualmente é professor de cavaco e bandolim no Centro Musical Wagner Segura e é músico da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Além disso, dedica-se ao estudo dos instrumentos bandolim e cavaco.

Pedro Pereira Cury - Violão de 7 cordas
Nasceu em 27 de março de 1984 em Campinas e inicia seu aprendizado na música no ano de 1992 onde estuda o clarinete em Florianópolis e também nos EUA. Ainda nos EUA, em 1995, 
cursa um ano no Center for the Musically Talented em Pittsburgh; participando de orquestras e quarteto de clarinetes e participa como clarinetista da Pittsburgh Public School All Star Orchestra.

De volta ao Brasil, teve participação como clarinetista em grupos como a "Banda Compasso Aberto" e orquestras jovens. Em 1999 passa a dedicar-se ao estudo do violão popular e tem professores como os violonistas Cássio Moura (SC) e Guinha Ramires (RS), em Florianópolis. Participa dos festivais de música de Itajaí e de Curitiba cursando oficinas de violonistas como Heraldo do Monte (PE), Ulisses Rocha (SP), Arismar do Espírito Santo (SP), Nelson Faria (RJ), Conrado Paulino (SP) e Renato Anési (SP).

Com influências diversas desde a música regional ao jazz, atuou como violonista em projetos importantes de Florianópolis como o grupo de música regional maranhense "Maria Preá" de 2000 a 2003, apresentando-se na capital e em outras cidades do interior do estado. Foi integrante da Oficina Instrumental Florianópolis criada e coordenada pelo guitarrista e compositor gaúcho Alegre Correa em 2007. Integrou também o grupo de choro "Ginga Do Mane" de 2007 ao início de 2008 como violonista de 7 cordas.

Em 2008 teve passagem pela França se apresentando em Paris com o grupo "O Corta Jaca" ao lado dos professores do Clube do Choro de Paris. Participou do Festival de Cinema de Douarnenez ao lado da cantora baiana Nil Paixão e ainda em outros projetos nas cidades de Nantes, Rennes, Quimper e Toulouse.

Atualmente cursa a faculdade de Licenciatura em Música da UDESC e ministra aulas de música e violão.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO:

O QUÊ: Show com o Trio Mistura e Manda. 
QUANDO: Dia 22 de Abril de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
CONTATO Trio Mistura e Manda:
pedropcury@yahoo.com.br / Tel. (48) 9948 1399 / (48) 3237 4500 thiagolarroyd@hotmail.com/ Tel. (48) 8406 7307
le@atelierdepercussao.com.br/ Tel. (48) 9615 4325


Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos.