quarta-feira, 1 de abril de 2009

Projeto 12:30 acústico apresenta Paulo Galvão


Projeto 12:30 Acústico recebe a arte do violão clássico em solos do português Paulo Galvão
Dia 02/04, quinta-feira, às 12h30, no Teatro da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.

O instrumentista português Paulo Galvão, em solos de vilão clássico, é a atração do Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira, dia 02/04, às 12h30 no Teatro da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

No repertório, obras originais de Paulo Galvão, incluindo alguns fados e a Suíte em S, com Prelúdio, Canção, Valsa, Intermezzo e Trémulo.

Paulo Galvão estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu o Curso de Viola Dedilhada. Participou de vários cursos internacionais onde trabalhou com profissionais da França, Estados Unidos, México e Suécia.

Conta com um currículo que acumula apresentações em festivais de Música Barroca, atuação como músico em filmes e peças de teatro, e conferencista em simpósio internacional de Guitarra Portuguesa, em Portugal.

Atualmente, exerce funções docentes na Academia de Música de Lagos e Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos e Curso Profissional de Música – ESPAMOL.

Saiba mais sobre Paulo Galvão:

Nasceu em Portimão, cidade pesqueira e turística do Algarve, Sul de Portugal, em 1967. Iniciou os seus estudos Musicais na Escola de Música de Grupo Coral de Lagos. Ingressando em seguida no Conservatório Nacional de Lisboa, onde concluiu, em 1991, o Curso de Viola Dedilhada na Classe do Professor Manuel Morais. Com o mesmo Professor concluiu em 1997, com a classificação de 19 valores, o curso de Alaúde e Guitarra Barroca. No ano letivo 1989/90 estudou com Roth Ede (Hungria) em Budapest.

Frequentou vários estágios nos Cursos Internacionais do Estoril e Casa de Mateus, onde trabalhou com A. Ponce (França), Hopkinson Smth (EUA), Xavier Hinojosa (México), Jakob Lindberg (Suécia) e Carlo Marchione (Itália), dos quais recebeu os melhores elogios. Como solista, tem-se apresentado em recitais em Portugal e na Hungria. Apresentando-se na 2º Festival de Música Barroca do Algarve e no 3º Festival de Música Antiga do Convento de Cristo.

Com o Grupo Vocal Olissipo participou no concurso Internacional e Coral Citá d’Arezzo-95 onde se classificaram em 2º lugar na categoria de conjunto de Câmara; e em 1997 atuou no Festival de Música Antiga de Flandres. Entre 1995 e 1998, pertenceu ao grupo de Dança e Música Barroca “Canora Truba”, tendo também colaborado com os “Segréis de Lisboa” em diversas Jornadas de Música Antiga.

Tem sido convidado para participar como músico em filmes e peças de teatro. Sendo de destacar a colaboração com o “Teatro da Cornucópia” em: “Um Auto de Gil Vicente” de A. Garrett, “A Margem de Alegria” de Ruy Belo, “barba Azul” de Jane-Claude Biette e “O Triunfo do Inverno” de Gil Vicente com o qual se deslocou em 1995 a Paris. No Cinema participou nas produções: “O Judeu” e “3 Pontes sobre o Rio” de Jane –Claude Biette.

Abordando a história e o repertório dos instrumentos antigos de corda dedilhada, apresentou-se em palestras na Universidade Nova de Lisboa, no Conservatório de Portimão Joly Braga Santos e na Escola Nossa Senhora do Cabo. Em Setembro de 2001, proferiu uma conferência intitulada “Uma abordagem do Livro do Conde de Redondo” no 1º Simpósio Internacional de Guitarra Portuguesa, realizado na Universidade de Évora.

No ano letivo de 1997/98, integrou o quadro docente na Escola de Música do
Conservatório Nacional como Professor de Alaúde e Viola Dedilhada. Entre 1994 e 1999 leccionou Viola Dedilhada na Escola de Música de Linda-a-Vilha e Academia de Música de Santa Cecília.

Em 2007, formou o Duo Al-Guitarra com Ricardo Batista. Esta formação tem-se apresentado regularmente em Portugal a convite de diversas entidades. Tendo também feito a sua apresentação em Espanha num pequeno ciclo de 4 recitais.

Lecionou Viola Dedilhada no Conservatório Nacional, na Escola de Música de Linda-a-Velha e Academia de Música de Santa Cecília. Atualmente, exerce funções docentes na Academia de Música de Lagos, no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos e no Curso Profissional de Música – ESPAMOL.

Discografia:
1999-Recital Duo GALVÃO
2000 - “O Livro de Guitarra do Conde de Redondo”
2000 -“O Cancioneiro de Elvas”.
2001 - “Moçárabe”, integrando o Ensemble Moçárabe.
2004 – “Écloga”

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e quinzenalmente às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.

Artistas e grupos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.


SERVIÇO

O QUE: Show musical de violão clássico com Paulo Galvão, de Portugal
QUANDO: Dia 02 de abril de 2009, quinta-feira, às 12h30
ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
CONTATO: Projeto 12:30: (48) 3721-9348 e projeto1230@dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material do artista.