sexta-feira, 17 de abril de 2009

Incrições prorrogadas até 15 de maio para Madrigal e Orquestra de Câmara

Foto: Miriam Moritz coordenará os novos grupos.

A Universidade Federal de Santa Catarina está criando dois novos grupos artísitcos: o
Madrigal e a Orquestra de Câmara. Destinados a alunos de graduação, as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de maio.
Os participantes têm direito a uma Bolsa de Extensão. Para saber como participar, o interessado deve acessar as Chamadas Públicas que estão disponibilizadas mais abaixo.

O Madrigal da UFSC será composto por 16 vozes incluindo os 4 naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. A Orquestra de Câmara será composta por 10 músicos sendo: 4 violinos, 2 violas, 1 violoncelo e 1 contrabaixo e 2 reservadas a um ou mais dentre estes instrumentos caso também sejam aprovados.

Os projetos de Extensão para a formação do Madrigal da UFSC e da Orquestra de Câmara da
UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

Os alunos de graduação da universidade que participarem dos projetos contarão com o auxílio de uma Bolsa de Extensão, que terá vigência de 01 de junho a 31 de dezembro de 2009.

Para participar do processo seletivo os candidatos devem atender à Chamada Pública cujos textos estão disponíveis mais abaixo. As inscrições, para participar dos grupos e concorrer às bolsas, deverão ser feitas até o dia 15 de maio, das 14h00min às 18h00min na secretaria do Departamento Artístico Cultural - DAC - UFSC.

Os trabalhos do Madrigal e da Orquestra de Câmara serão coordenados por Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, desde 2004.

Atuando junto ao DAC, a UFSC conta com o Coral da UFSC, em atividades há mais de 45 anos, e com os grupos de teatro como o Grupo Pesquisa Teatro Novo (30 anos), Grupo da Oficina de Teatro para Adolescentes (20 anos) e Grupo O'Gia (dois anos). Além desses grupos do DAC, a UFSC conta com o Grupo de Danças Folclóricas da Terceira Idade e com o Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole, ambos coordenados por professoras do Centro de Desportos-DS.

Com a criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara, a UFSC amplia a possibilidade de participação da comunidade universitária em atividades artístico-culturais e dá mais um passo rumo à criação de um Curso de Música, ampliando o ensino de graduação em Artes, como acontece com os jovens cursos de Cinema e de Artes Cênicas.

Sobre a regente e coordenadora

Formou-se em música pela UDESC em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Iniciou a profissão como auxiliar de regência no mesmo colégio onde estudara em 1988. Neste mesmo ano começou a lecionar flauta transversal em Escolas de Música da cidade. Morou por quase 5 anos em Portugal aprimorando a profissão de instrumentista, executando os mais variados estilos musicais na flauta transversal e percussão. De volta a Florianópolis, deu continuidade ao seu aprimoramento na área musical participando de cursos e congressos. Lecionou na Escola Dinâmica, onde musicalizava quase 500 alunos. Criou o Coral Infantil na Escola Dinâmica. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversal, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão, e formou os seguintes grupos vocais: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos e ainda um grupo instrumental e vocal formado por adolescentes.

Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Atualmente leciona canto, flauta transversa e continua regendo o Grupo Vocal Bocca Chiusa. Na UFSC desenvolveu os seguintes projetos: Trilhando Caminhos para uma Nova Escuta: a Musicoterapia e o Usuário de Implante Coclear; Melhoria da Qualidade de vida de portadores de Parkinson através da Música e da Fisioterapia e o Canta Caeira 21. Atualmente desenvolve os seguintes projetos: Atividades de Canto em Grupo para Iniciantes e Atividades Musicais para Pessoas com Doença de Parkinson.

Como regente do Coral da UFSC, Miriam Moritz trabalha um repertório variado de autores brasileiros e internacionais que o grupo apresenta em eventos na UFSC e em outras cidades. Além disso, coordena o projeto: O Corpo na Música, a Música no Corpo: a comunidade num Processo de Interação interdisciplinar com o Grupo de dança Fazendo Corpo Mole, coordenado pela professora Luciana Fiamoncini. do Centro de Desportos da UFSC.

A criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara vem enriquecer, ainda mais, as atividades musicais desenvolvidas pelo DAC. Com o apoio da atual reitoria, os estudantes poderão dedicar-se à música, desenvolvendo ainda mais seus potenciais. A realização cultural é
uma ação social onde se exercita, descobre, se mostra a identidade individual e coletiva. É uma transmissão de informações com variadas possibilidades. É um arquivo que retrata.


SERVIÇO:

O QUÊ: Inscrições para formação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC, com bolsas
de extensão para alunos de graduação.
QUANDO: Prorrogado até 15 de maio de 2009, das 14h00min. às 18h00min. ONDE: Secretaria do Departamento Artístico Cultural - DAC, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC
QUANTO: Inscrição gratuita. As Chamadas Públicas estão disponibilizadas mais abaixo, neste blog www.noticiasdodac.blogspot.com
CONTATO: DAC: Miriam Moritz (48) 3721-9348

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com informações fornecidas pela coordenadora das
atividades.



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE CULTURA E ARTE

CHAMADA PÚBLICA Nº 05/SECARTE/2009 PARA PRORROGAR O PERÍODO DE INSCRIÇÕES E REPUBLICAR, COM ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA, A CHAMADA PÚBLICA Nº 01/SECARTE/2009 PARA INSCRIÇÕES PARA O PROJETO MADRIGAL DA UFSC

A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, através do Departamento Artístico Cultural, no uso de suas atribuições, para conhecimento dos interessados, tendo em vista o não preenchimento do número de vagas necessário à realização dos trabalhos, comunica a todos que: 1) estão prorrogadas até o dia 15 de maio de 2009 as inscrições para a seleção dos participantes do Projeto Madrigal da UFSC, a ser realizado no ano de 2009 na Igrejinha da UFSC, conforme a Chamada Pública número 01/SECARTE/2009, de 09 de abril de 2009; 2) republica a Chamada Pública número 01/SECARTE/2009 com as alterações do cronograma.

1. DO PROJETO

1.1 O Projeto Madrigal da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música vocal, proporcionando aos cantores em potencial, que compõe o corpo estudantil desta universidade, espaço para desenvolver os seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão;

1.2 O Madrigal da UFSC será composto por 16 (dezesseis) vozes incluindo os 4 (quatro) naipes: soprano, contralto, tenor e baixo.

2. DOS PARTICIPANTES

2.1 Estão aptos a se inscrever, os cantores que sejam alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFSC.

2.2 Não serão aceitas inscrições de alunos que estejam no último ano da graduação.

2.3 Os candidatos deverão estar cursando, pelo menos, o número mínimo de créditos por período letivo estabelecido pelo Colegiado do respectivo Curso;

2.4 Os candidatos, para a permanência no projeto, deverão possuir índice de aproveitamento acumulado (IAA) igual ou superior a 6,0 (seis), o que deverá ser comprovado ao final de cada semestre letivo;

2.5 Os candidatos deverão dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto, sendo, pelo menos, 12 horas semanais para o desempenho das atividades específicas ao projeto e mais 8 horas para outras atividades de apoio;

2.6 É vedada à participação de alunos que recebam algum outro tipo de bolsa da UFSC ou de quaisquer outros órgãos de fomento.
3. DAS BOLSAS

3.1 Aos participantes do projeto será disponibilizada uma Bolsa de Extensão. Os bolsistas cumprirão um plano de trabalho que incluirá outras atividades relativas ao setor musical, dentro da carga horária estabelecida.

3.2 O período de vigência das bolsas será de 01 de junho de 2009 a 31 de dezembro de 2009

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 O período de inscrição é de 13 de abril a 15 de maio de 2009 das 14h00min. às 18h00min. na secretaria do Departamento Artístico Cultural - DAC/UFSC, não sendo aceita inscrição após o horário e período definidos nesta Chamada Pública.

4.2 Os candidatos deverão comparecer ao local de inscrição munidos da carteira de identidade e do número de matrícula na UFSC e preencher a ficha de inscrição que estará disponível no local.
.
4.3 Os candidatos deverão entregar, no ato da inscrição: cópia do currículo, com foto 3X4, contendo informações quanto à sua formação musical, uma “justificativa de interesses”, relatando suas expectativas e possíveis contribuições para o trabalho com o Madrigal da UFSC. O material deverá ser entregue em mãos, em envelope lacrado, sobrescrito a: Madrigal da UFSC – Departamento Artístico Cultural – Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Campus Universitário da UFSC, Bairro Trindade, Florianópolis-SC.

5. DA AVALIAÇÃO

5.1 As avaliações acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2009 das 14h30min às 17h30min, na Igrejinha da UFSC.

5.2 O não comparecimento do candidato no dia, horário e local marcado neste regulamento implica a desclassificação.

5.3 Se houver necessidade, conforme o número de inscritos, o período de avaliação poderá ser prorrogado.

5.4 Os candidatos serão avaliados por uma comissão de seleção que será composta por até três profissionais da área da música e presidida pela regente do Coral da UFSC, segundo os seguintes critérios:

5.4.1 Quanto à musicalidade: encontrar bom material vocal; afinação; capacidade rítmica bem expressa; capacidade auditiva; memória musical e conhecimento básico de teoria e leitura musical.

5.4.2 Quanto à sociabilidade: descobrir a capacidade de aprendizagem grupal; facilidade de cantar voz diferente em grupo e comprometimento artístico;

5.5 Os candidatos deverão apresentar 2 (duas) peças de livre escolha de diferentes épocas (sendo uma das cópias para apreciação da comissão de seleção), podendo ser acompanhados por instrumento harmônico. Uma das peças deverá ser executada à capella.

5.6 Haverá um teste de percepção musical e canto, contendo frases melódico-rítmicas e/ou trechos de músicas a serem repetidas pelo candidato.

5.7 A avaliação não será aberta ao público, estando somente na sala o candidato e a banca formada por profissionais da área.

6. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS RESULTADOS

6.1 Cada item: currículo, teste de percepção e apresentação das peças, receberá dos membros da comissão, pontos que variam de 01 (um) a 10 (dez), tendo peso maior o teste de percepção e a apresentação das peças.

6.2 A decisão da comissão de seleção será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.

6.3 O resultado será anunciado até o dia 29 de maio de 2009, em site da UFSC (www.ufsc.br e/ou www.dac.ufsc.br) e na secretaria do DAC.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Os membros da comissão prestarão sua colaboração gratuitamente, não fazendo jus a qualquer honorário.

7.2 Os casos omissos nesta chamada pública serão decididos pela direção do DAC/SeCarte.

7.3 O material entregue no ato da inscrição não será devolvido e passará a fazer parte do arquivo do DAC.

7.4 Os ensaios do grupo Madrigal da UFSC acontecerão nas terças e quintas-feiras à tarde. As outras atividades referentes à bolsa serão distribuídas conforme necessidade e disponibilidade dos alunos.

7.5 O início das atividades de extensão de que trata esta Chamada Pública será no dia 01 de junho de 2009

Florianópolis, 17 de abril de 2009.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Alves Borges
Secretária de Cultura e Arte da UFSC


TERMO ADITIVO À CHAMADA PÚBLICA Nº 05/SECARTE/2009 PARA O PROJETO MADRIGAL DA UFSC E À CHAMADA PÚBLICA Nº 06/SECARTE/2009 PARA O PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC

A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, através do Departamento Artístico Cultural, no uso de suas atribuições, para conhecimento dos interessados, comunica a todos a inclusão do item 6.4, sobre a classificação, nas Chamadas Públicas para seleção dos participantes do Projeto Madrigal da UFSC e do Projeto Orquestra de Câmara da UFSC, a serem realizados no ano de 2009 na Igrejinha da UFSC, conforme as Chamadas Públicas número 05 e 06 SECARTE/2009, de 17 de abril de 2009, contendo a seguinte redação: “6.4 Serão classificados para o preenchimento das vagas os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 (sete)”,.

Florianópolis, 15 de maio de 2009.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Alves Borges
Secretária de Cultura e Arte da UFSC


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE CULTURA E ARTE

CHAMADA PÚBLICA Nº 06/SECARTE/2009 PARA PRORROGAR O PERÍODO DE INSCRIÇÕES E REPUBLICAR, COM ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA, A CHAMADA PÚBLICA Nº 02/SECARTE/2009 PARA INSCRIÇÕES PARA O PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC

A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, através do Departamento Artístico Cultural, no uso de suas atribuições, para conhecimento dos interessados, tendo em vista o não preenchimento do número de vagas necessário à realização dos trabalhos, comunica a todos que: 1) estão prorrogadas até o dia 15 de maio de 2009 as inscrições para a seleção dos participantes do Projeto Orquestra de Câmara da UFSC, a ser realizado no ano de 2009 na Igrejinha da UFSC, conforme a Chamada Pública número 01/SECARTE/2009, de 09 de abril de 2009; 2) republica a Chamada Pública número 02/SECARTE/2009 com as alterações do cronograma.

1. DO PROJETO

1.1 O Projeto Orquestra de Câmara da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que compõe o corpo estudantil desta universidade, espaço para desenvolver os seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão;

1.2 A Orquestra de Câmara da UFSC será composta por 10 (dez) músicos, sendo: 4 (quatro) violinos, 2 (duas) violas, 1 (um) violoncelo e 1 (um) contrabaixo e 2 vagas reservadas a um ou mais dentre estes instrumentos caso também sejam aprovados.

2. DOS PARTICIPANTES

2.1 Estão aptos a se inscrever, os instrumentistas que sejam alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFSC.

2.2 Não serão aceitas inscrições de alunos que estejam no último ano da graduação.

2.3 Os candidatos deverão estar cursando, pelo menos, o número mínimo de créditos por período letivo estabelecido pelo Colegiado do respectivo Curso;

2.4 Os candidatos, para a permanência no projeto, deverão possuir índice de aproveitamento acumulado (IAA) igual ou superior a 6,0 (seis), o que deverá ser comprovado ao final de cada semestre letivo;

2.5 Os candidatos deverão dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto, sendo, pelo menos, 12 horas semanais para o desempenho das atividades específicas ao projeto e mais 8 horas para outras atividades de apoio;

2.6 É vedada à participação de alunos que recebam algum outro tipo de bolsa da UFSC ou de quaisquer outros órgãos de fomento.

3. DAS BOLSAS

3.1 Aos participantes do projeto será disponibilizada uma Bolsa de Extensão. Os bolsistas cumprirão um plano de trabalho que incluirá outras atividades relativas ao setor musical, dentro da carga horária estabelecida.

3.2 O período de vigência das bolsas será de 01 de junho de 2009 a 31 de dezembro de 2009

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 O período de inscrição é de 13 de abril a 15 de maio de 2009 das 14h00min. às 18h00min. na secretaria do Departamento Artístico Cultural - DAC/UFSC, não sendo aceita inscrição após o horário e período definidos nesta Chamada Pública.

4.2 Os candidatos deverão comparecer ao local de inscrição munidos da carteira de identidade e do número de matrícula na UFSC e preencher a ficha de inscrição que estará disponível no local.
4.3 Os candidatos deverão entregar, no ato da inscrição: cópia do currículo, com foto 3X4, contendo informações quanto à sua formação musical, uma “justificativa de interesses”, relatando suas expectativas e possíveis contribuições para o trabalho com a Orquestra de Câmara da UFSC. O material deverá ser entregue em mãos, em envelope lacrado, sobrescrito a: Orquestra de Câmara da UFSC – Departamento Artístico Cultural – Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Campus Universitário da UFSC, Bairro Trindade, Florianópolis-SC.

5. DA AVALIAÇÃO

5.1 As avaliações acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2009 das 14h30min. às 17h30min., na Igrejinha da UFSC.

5.2 O não comparecimento do candidato no dia, horário e local marcado neste regulamento implica a desclassificação.

5.3 Se houver necessidade, conforme o número de inscritos, o período de avaliação poderá ser prorrogado.

5.4 Os candidatos serão avaliados por uma comissão de seleção que será composta por até três profissionais da área da música e presidida pela regente do Coral da UFSC, segundo os seguintes critérios:

5.5 Quanto à musicalidade: Quanto à musicalidade: encontrar qualidade técnica, formação musical, compromisso, seriedade e potencial artístico.

5.4.2 Quanto à sociabilidade: descobrir a capacidade de aprendizagem grupal; facilidade de cantar voz diferente em grupo e comprometimento artístico;

5.5 Os candidatos deverão apresentar: 2 (duas) peças de livre escolha de diferentes épocas (sendo uma das cópias para apreciação da comissão de seleção), podendo ser acompanhados por instrumento harmônico e 1 (uma) peça com pequeno trecho para leitura à primeira vista que será fornecida pela comissão.

6. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS RESULTADOS

6.1 Cada item: currículo, teste de percepção e apresentação das peças, receberá dos membros da comissão, pontos que variam de 01 (um) a 10 (dez), tendo peso maior a apresentação das peças.

6.2 A decisão da comissão de seleção será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.

6.3 O resultado será anunciado até o dia 29 de maio de 2009, em site da UFSC (www.ufsc.br e/ou www.dac.ufsc.br) e na secretaria do DAC.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Os membros da comissão prestarão sua colaboração gratuitamente, não fazendo jus a qualquer honorário.

7.2 Os casos omissos nesta chamada pública serão decididos pela direção do DAC/SeCarte.

7.3 O material entregue no ato da inscrição não será devolvido e passará a fazer parte do arquivo do DAC.

7.4 Os ensaios da Orquestra de Câmara da UFSC acontecerão nas segundas e quintas-feiras à tarde. As outras atividades referentes à bolsa serão distribuídas conforme necessidade e disponibilidade dos alunos.

7.5 O início das atividades de extensão de que trata esta Chamada Pública será no dia 01 de junho de 2009

Florianópolis, 17 de abril de 2009.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Alves Borges
Secretária de Cultura e Arte da UFSC


TERMO ADITIVO À CHAMADA PÚBLICA Nº 05/SECARTE/2009 PARA O PROJETO MADRIGAL DA UFSC E À CHAMADA PÚBLICA Nº 06/SECARTE/2009 PARA O PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC

A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, através do Departamento Artístico Cultural, no uso de suas atribuições, para conhecimento dos interessados, comunica a todos a inclusão do item 6.4, sobre a classificação, nas Chamadas Públicas para seleção dos participantes do Projeto Madrigal da UFSC e do Projeto Orquestra de Câmara da UFSC, a serem realizados no ano de 2009 na Igrejinha da UFSC, conforme as Chamadas Públicas número 05 e 06 SECARTE/2009, de 17 de abril de 2009, contendo a seguinte redação: “6.4 Serão classificados para o preenchimento das vagas os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 (sete)”,.

Florianópolis, 15 de maio de 2009.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Alves Borges
Secretária de Cultura e Arte da UFSC