quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ARTE NA ESCOLA – POLO UFSC REALIZA A MOSTRA DVDTECA QUINZENAL

Apresentação do DVD "Gravuras de Maria Bonomi", dia 13/08, quinta-feira, às 13 horas, no DAC, ao lado da Igrejinha da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.

Nesta quinta-feira, dia 13/08 o programa Arte na Escola - Polo UFSC inicia mais uma atividade: DVDteca Quinzenal, uma séria de apresentações de DVDs de Arte Contemporânea Brasileira, seguidas de breves debates com o público, coordenados pela bolsista do programa. Essa primeira sessão apresentará o DVD "Gravuras de Maria Bonomi".

As sessões estão programadas para acontecer periodicamente, de maneira quinzenal, às quintas-feiras, das 13 às 14 horas na sala do Arte na Escola - Polo UFSC, edifício da Casa do Divino, ao lado da Igrejinha da UFSC, sede do Departamento Artístico Cultural - DAC. Ainda numa proposta intimista, a sala comporta 12 pessoas. A próxima sessão será no dia 27/08 com “Waltércio Caldas: O outro Lado do Ar”.

A DVDteca faz parte da Midiateca, um dos programas do Instituto Arte na Escola que produz e distribui materiais educacionais que subsidiam o professor na sua prática docente. Estes materiais podem ser encontrados nos Polos da Rede Arte na Escola, presentes em cidades de vários estados brasileiros, e são compostos de DVDteca Arte na Escola, acompanhada de Materiais Educacionais; Cadernos de apoio ao professor; Kits educacionais; Banco de Imagens e Ludotecas.

A DVDteca do Arte na Escola possui um acervo com mais de 100 títulos que, além de serem utilizados em cursos e grupos de estudo do Polo UFSC, podem ser emprestados, preferencialmente, para professores, pesquisadores e estudantes de Arte cadastrados no Polo UFSC. Para fazer o seu cadastro e obter mais informações, entre em contato através do e-mail artenaescola@dac.ufsc.br. A lista completa de DVDs pode ser acessada no link do Arte na Escola, na área de Arte Educação, no site www.dac.ufsc.br.

No DVD "Gravuras de Maria Bonomi", em três blocos, são apresentadas a artista Maria Bonomi, sua obra na linguagem da gravura e suas principais técnicas. Cada uma das técnicas é mostrada distintamente, permitindo o uso do documentário em blocos isolados. A primeira apresentada é a xilogravura e, no segundo bloco, a litogravura. A artista também dá esclarecimentos sobre a autenticidade da cópia e procedimentos técnicos com o apoio do impressor. No último bloco, são mostrados os procedimentos da gravura em metal e os instrumentos básicos para a incisão na matriz e suas variantes. É enfatizado como a obra da artista alterou o significado da gravura, deixando de ser uma arte intimista para adquirir grandes formatos e ganhar presença em espaços públicos.

A artista

Maria Anna Olga Luiza Bonomi (Meina, Itália 1935). Gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa, professora. Maria Bonomi vem para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo. Estuda pintura e desenho com Yolanda Mohalyi (1909 - 1978), em 1951, e com Karl Plattner (1919 - 1989), em 1953. No ano seguinte, inicia-se em gravura com Lívio Abramo (1903 - 1992). Realiza a sua primeira individual em São Paulo, em 1956. Nesse ano, recebe bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation e estuda no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York, com o pintor Seong Moy (1921). Em paralelo, cursa gravura com Hans Müller e teoria da arte com Meyer Schapiro (1904 - 1996), na Columbia University, também em Nova York. De volta ao Brasil, freqüenta a Oficina de Gravura em Metal com Johnny Friedlaender (1912 - 1992), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 1959. No ano seguinte, em São Paulo, funda o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo, de quem é assistente até 1964. A partir dos anos 1970, passa a dedicar-se também à escultura. Produz painéis de grandes proporções para espaços públicos. Em 1999, defende a tese de doutorado intitulada Arte Pública. Sistema Expressivo/Anterioridade, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. (Texto da Enciclopédia Itaú Cultural – Artes Plásticas, atualizado em 10.04.7007, disponível em www.itaucultural.org.br)

O Arte na Escola - Polo UFSC, convênio com o Instituto Arte na Escola, é uma parceria na UFSC entre o Colégio de Aplicação e o Departamento Artístico Cultural – DAC / Secarte.

SERVIÇO:

O QUÊ: Mostra da DVDteca Quinzenal do Arte na Escola – Polo UFSC: apresentação de "Gravuras de Maria Bonomi"
QUANDO: Dia 13 de agosto de 2009, quinta-feira, às 13 horas
ONDE: Casa do Divino, ao lado da Igrejinha da UFSC / DAC, Praça Santos Dumont, Trindade.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Capacidade da sala: 12 pessoas.
CONTATO: artenaescola@dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC