sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Exposição AAPLASC homenagem a Max Moura

Foto: O artista homenageado com uma obra sua: fotografia com intervenção no negativo

Galeria de Arte da UFSC mostra Exposição Coletiva da AAPLASC - Homenagem a Max Moura
Comemorações dos 15 anos da associação e dos 20 anos da galeria.
A exposição presta homenagem ao artista Max Moura, falecido recentemente.
Abertura dia 25/08, terça-feira, às 19h. Visitação até 25 de setembro. Gratuito e aberto á comunidade.

Abre à visitação pública nesta terça-feira, 25/08, às 19 horas, na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, a Exposição Coletiva da AAPLASC, com obras de artistas da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Catarina. A mostra comemora os 15 anos da associação e os 20 anos de implantação da galeria da universidade.

A exposição é também uma homenagem ao artista plástico catarinense Max Moura, falecido recentemente, e que também foi um dos presidentes da AAPLASC. Nessa mostra, ele terá um espaço especial na galeria, onde algumas de suas obras serão apresentadas ao público. As obras escolhidas para essa homenagem, provenientes de alguns acervos locais, têm a curadoria de Neno Brazil.

Segundo Ivan de Sá, presidente da AAPLASC, “a inquietação criadora de Max, a maneira com que assumiu os desafios de sua época, o seu coleguismo e a sua ética profissional fazem dele um excelente exemplo dos ideais que a AAPLASC, através da sua atuação, busca alcançar, contribuindo, desta forma, da mesma maneira que Max o fez tão brilhantemente para a atualização e conseqüente amadurecimento, cada vez maior, do fazer artístico em nosso Estado.”

Ao todo, a exposição apresenta cerca de 40 obras, em várias técnicas, incluindo instalações, esculturas, cerâmica, objetos, pinturas, gravuras, etc, mostrando a diversidade da produção dos artistas da AAPLASC. Cada artista exporá apenas uma obra de pequeno formato, devido às dimensões do espaço e à grande quantidade de artistas expositores. As obras não estarão à venda nesta exposição.

Como convidada para realizar essa exposição, a AAPLASC comemora seus 15 anos, juntamente com a Galeria de Arte da UFSC que comemora 20 anos de existência, “numa parceria para celebrar o que temos de melhor nas Artes Visuais”, enfatiza o presidente da associação.

Ivan de Sá destaca que a AAPLASC é uma entidade que reúne os mais expressivos artistas de nosso Estado, e tem representantes no Conselho Estadual de Cultura, na Comissão de Seleção de Obras Públicas, e seus artistas ocupam cargos de relevância em vários órgãos ligados à Cultura Catarinense.

A Associação tem vários projetos em andamento, inclusive um site para dar maior visibilidade aos seus associados. Sua diretoria é composta por Ivan de Sá - presidente, Maurício Muniz - vice, Bebeto - diretor artístico, Cleidi Albuquerque e Cléa Espíndola - secretárias, Isabela Hoffmann - tesoureira e Isabela Sielski, Janga, Neno Brazil e Flávia Fernandes - conselheiros.

Segue a lista de associados, em que a maioria dispensaria apresentações, por serem já conhecidos da mídia e do público.

Ane Kronbauer, Beta Monfroni, Betânia Silveira, Bebeto, Carlos Alberto Franzoi, Cesar Silveira, Cesar Otacílio, Cristina Galloti, Charles Narloch, César Campos Júnior, Cassia Aresta, Clara Fernandes, Cléa Espíndola, Cleidi Albuquerque, Daniela Souto, Doraci Girrulat, Dirce Korbes, Eliane Prudêncio, Edson Machado, Elenite Peruzzo, Fernando Lindote, Flavia Fernandes, Giovana Zimermann, Gill Konell, Guido Hauer, Henrique Schucman, Hugo Mund, Içara Andrezza, Idésio Leal, Isabela Sielski, Ivan de Sá, Jandira Lorenz, Jayro Schmidt, Janga, José Kinceler, Julia Iguti, Juliana Wosgraus, Juliana Hoffmann, Jussara Guimarães, Kátia Lisboa, Lela Martorano, Leatrice Hoffmann, Lena Peixer, Linda Poll, Loro Lima, Lú Pires, Lygia Roussenq Neves, Luiz Canabarro, Marcos Ruck, Marta Martins, Mauricio Muniz, Neno Brazil, Neri Andrade, Onor Filomeno, Patricia Amante, Paulo Cecconi, Paulo Gaiad, Paulo Greuel, Pitta Camargo, Rafael Rodrigues, Renato Ribas, Rodrigo de Haro, Ronaldo Linhares, Rubens Ostroem, Rui Kronbauer, Sandra Fávero, Rosana Bortolin, Saulo Pereira, Semy Braga, Silvio Pléticos, Susana Simon, Sonia de Oliveira e Silva, Suely Beduschi, Tercio da Gama,Tiago Silva, Valdir Agostinho, Vera Sabino.

Segundo o presidente da AAPLASC, a associação, assumindo desde a sua criação o compromisso com critérios de qualidade, seriedade e responsabilidade social do artista, a AAPLASC, nestes seus 15 anos de atuação, vem sendo coerente com os princípios que a norteiam.

Ainda segundo o presidente, o conjunto das obras expostas, onde cada autor utiliza-se das mais diferentes técnicas e suportes, dá uma ideia ao público expectador do nível atingido por alguns dos mais representativos artistas atuantes em Santa Catarina, que integram o quadro social da AAPLASC, hoje, sem dúvida, qualitativamente uma das mais importantes associações de artistas plásticos do Sul do País.

Para o cineasta e Diretor do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, Zeca Pires, “A Galeria de Arte da UFSC é um espaço que há 20 anos procura atender artistas das mais variadas tendências. Num processo democrático, a cada ano uma comissão representativa da comunidade acadêmica e artística seleciona os trabalhos que serão expostos. Além disso, há as exposições de um artista convidado pela UFSC e a dos servidores e professores. Portanto, creio que a Galeria de Arte da UFSC ocupa um papel importante no cenário cultural de Santa Catarina”. E acrescenta que “O nome da sala Aníbal Nunes Pires penso que é uma justa homenagem a quem deu uma contribuição para as artes e para a educação de Santa Catarina, sendo inclusive um dos responsáveis pela criação do Museu de Arte Moderna de Santa Catarina”.


SOBRE A GALERIA DE ARTE DA UFSC

A Galeria de Arte da UFSC, que completa 20 anos de atuação neste mês de agosto, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dezena de exposições individuais ou coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.

Espaço cultural com localização privilegiada dentro do campus da UFSC, a Galeria de Arte é considerada uma das melhores do Estado, tem programação permanente e realiza uma nova exposição a cada mês. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires, e área de 220m², dispõe de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza.

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um "Encontro com o Artista". O objetivo desse encontro é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.
Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. "O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia", enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, discussão e conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria da Universidade, tanto em exposições individuais, como coletivas, a exemplo de grupos de artistas do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Além dos brasileiros, a presença de artistas estrangeiros foi marcada por exposições como a do argentino Alejandro Pita, da austríaca Moje Menhardt e do designer de cerâmica do Museu Guggenhein de Nova York, o norte-americano Gene Anderson. Ele, além da exposição, realizou um workshop, durante um mês, com um grupo de ceramistas locais, o que resultou numa obra que está afixada em parede externa de edifício da UFSC.

Para artistas interessados em expor na UFSC, a Universidade oferece a infra-estrutura física, com sala de exposições, sala de apoio de montagem/desmontagem, pequena copa e banheiro. Além disso, a universidade também oferece a impressão de cerca de 700 convites modelo padrão para serem encaminhados pela instituição e pelos artistas. A equipe do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, que administra a galeria, oferece os serviços de apoio administrativo, bem como de apoio à divulgação junto à imprensa local, que tem dado grande visibilidade às atividades nessas duas décadas de trabalho. As obras que forem selecionadas deverão ser encaminhadas e retiradas por conta dos artistas expositores. A abertura de inscrições de propostas para exposições em 2010 deverá acontecer ainda nesta segundo semestre de 2009.

A galeria está localizada no andar térreo do prédio do Centro de Convivência do campus, e faz parte do DAC - Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.



SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura.
QUANDO: Abertura: Dia 25 de agosto de 2009, terça-feira, às 19 horas. Visitação: Até 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30min.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, andar térreo do Centro de Convivência, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Galeria (48) 3721-9683 - galeriadearte@dac.ufsc.br - www.dac.ufsc.br
CONTATO: AAPLASC: Ivan de Sá (48) 3233-2789 ou 8421-2222 aaplasc@gmail.com

[ Veja texto sobre Aníbal Nunes Pires, que dá nome à sala de exposições da Galeria de Arte da UFSC, no site
http://www.dac.ufsc.br/institucional_espacos_culturais_galeria_anibal.php#topo ]

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos expositores

.