quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Show com Cravo da Terra no Projeto 12:30 Acústico

Foto: divulgação Cravo da Terra

O grupo se apresenta no dia 20 deste mês no Teatro da UFSC

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira receberá o show do Grupo Cravo da Terra. O show será na Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, às 12h30mim.

O Cravo-da-Terra usa a pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil para formar a base de suas composições e a fonte de inspiração para seus arranjos. Seus cinco integrantes utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão e, em busca da simplicidade e da singeleza, convidam o público para uma viagem pela música brasileira.
No ano de 2000 o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, assim como pela poesia destilada em suas canções. No início, a banda tocava em em bares e cafés da cidade de Florianópolis, o que rendeu arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001 o grupo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade. Desta pesquisa surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares da cidade. Foi a partir do ano de 2002 que o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições.
O primeiro CD do “Cravo-da-Terra” foi sendo construído sem pressa: cinco anos foi o tempo que separou a formação do grupo e o lançamento do CD. Durante esse tempo, o grupo realizou pesquisas, ensaiou limites e alcançou uma maneira muito particular de fazer música. Neste primeiro disco estão registradas quatorze músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, que passeiam muito perto da música tradicional brasileira sem, porém, residir dentro dela.

No ano de 2007 a banda começou a trabalhar no segundo CD intitulado “Infinito Som”, lançado em junho de 2008. No “Prêmio Catavento”, o reconhecimento de melhor cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, reconhecimento também visto na seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural.

Ive Luna - Vocal - Flauta Transversal - Percussão
Graduada em Educação Artística com Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, universidade na qual também fez sua pós-graduação em Teatro, tornando-se mestre. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte (SP) durante os anos de 1991 e 1992. Nestes mesmos anos teve aulas de canto lírico com Cida Moreira (SP) e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares (SP). Participou do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 a 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente. Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados a arte-educação em projetos, eventos e escolas.

Mateus Costa - Vocal - Contrabaixo Acústico
Instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (ETFSC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata de Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI - Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 - 2004).

Marcelo Mello - Violino, Viola, Violão, Vocal
Iniciou seus estudos na escola de Musica do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Foi bolsista da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Participou de concurso de música em Brasília, Blumenau, Curitiba e Itajaí. Apresentou-se como violinista e violista na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, na Orquestra de Câmara de Blumenau e da Orquestra de Câmara Municipal de Florianópolis. Atualmente é professor de violino e instrumentista na área da musica popular brasileira.

Otávio Rosa - violão - Vocal
Violonista e compositor, fundou o Terra Brasilis duo ao lado de Edson Castel com o qual gravou o cd SEISCORDAS, uma coletânea de trabalhos representativos da produção violonística catarinense; recebeu o primeiro prêmio do Festival MPB Londrina 2001 na categoria Música Instrumental com a composição “Cristal” e, unindo o duo e o “trovador” Jorge Gibbon, lançou em 2002 o cd Caminhos Cruzados, com composições instrumentais do duo e as bem humoradas canções de Gibbon. Participou de diversos grupos de Música Instrumental Contemporânea; atualmente cursa bacharelado em violão na UDESC com os professores André Moura e Luiz Mantovani.

Rodrigo Paiva - Percussão - Vocal
Natural de São Paulo/SP, reside atualmente em Florianópolis/SC. Graduado em música pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em música pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, é professor nos cursos de graduação em Música da UDESC, da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí. Músico profissional desde 1989, exerce suas atividades como professor em aulas particulares, oficinas, workshops e cursos de formação continuada para professores; como pesquisador em música e como instrumentista em shows e gravações nas áreas de música popular e erudita. Atualmente integra, além do grupo Cravo-da-Terra, a orquestra Camerata Florianópolis.
Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para
projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show acústico com Cravo da Terra.
QUANDO: Dia 20 de Agosto de 2009, quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 Acústico no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e do músico.