quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aluno e cantor na UFSC, Tom Custódio vence Festival da Canção

Tom Custódio, aluno do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, e integrante do Madrigal e do Coral da UFSC, projetos culturais do Departamento Artístico Cultural (DAC), venceu o 1º Festival da Canção de Balneário Camboriú - 2011.

Festival bem sucedido

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú comemora o sucesso do 1º Festival da Canção FCBC 2011, que terminou na noite de sábado, 30, diante de uma plateia vibrante que praticamente lotou o Centro de Eventos Itália na finalíssima que reuniu 14 concorrentes. A abertura ficou por conta da seresteira Eulina Silveira, que cantou Tributo a Balneário Camboriú, de João Manoel da Silva, acompanhada por Fábio de Jesus (teclado) e Waldomiro Pinho (saxofone). O primeiro lugar ficou com o estudante de Psicologia da UFSC, Tom Custódio, que cantou um tema de sua autoria intitulado “E agora, Tião?”. Ele levou o prêmio de R$ 3 mil. O segundo lugar (R$ 2 mil) ficou com Juan Daniel Irsenhagen, que teve sua canção “Por ondas e coxilhas” interpretada por Vitor Amorim e banda. João Batista de Oliveira (Juan Oliveira) ficou em terceiro com canção Catarinear. A Comissão Organizadora convocou Juan para uma reunião no final da tarde desta segunda-feira, 2, a partir da publicação de uma denúncia sobre a canção que, com outro nome, foi usada numa homenagem do Rotary Clube Distrito 4651 a Santa Catarina, em 2009. Um vídeo no portal Youtube comprovou a denúncia. Juan prestou informações e a Comissão ainda não tomou uma decisão. “Todas as questões relacionadas ao ineditismo desta canção, conforme os termos do regulamento do festival serão criteriosamente apuradas”, informa o presidente da Fundação Cultural, Eduardo Torto Meneghelli Júnior.

Tom Custódio

O jovem compositor de 20 anos completados em 18 de janeiro tem mais de 30 músicas inéditas. Ele começou a compor aos 14 anos e diz que não se prende a estética alguma. “Nestas canções tem rock, MPB e outras que nem sei o que é”, explica. Tom chegou a estudar Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por perceber que sua relação com a música era muito carinhosa e pouco racional. “Mas acabei desistindo. Eu esperava uma abordagem mais artística e encontrei um curso muito teórico, normativo e tecnicista”, pondera. Tom, que agora é aluno do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, diz que sempre quis trabalhar com música e que, no futuro, deverá ser um músico que gosta de Psicologia e não o contrário.

Veja mais sobre o Festival em www.festivalcancaobc.com.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com foto e texto de notícia publicada em 02.05.2011, em http://www.festivalcancaobc.com.br/noticias.php

Ir para www.dac.ufsc.br