terça-feira, 31 de maio de 2011

Diretor Jorge Durán faz palestra sobre roteiro de filme no Teatro da UFSC

Foto: Diretor Jorge Durán e ator Cauã Reymond.

Evento faz parte do lançamento nacional do longa "Não se pode viver sem amor"

O premiado roteirista e diretor Jorge Durán fará uma palestra sobre o roteiro do filme "Não se pode viver sem amor", no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, no dia 3 de junho, sexta-feira, às 14h30. Gratuito e aberto à comunidade.

Jorge Durán – diretor de “É Proibido Proibir” de 2006 vai falar sobre o roteiro do seu último trabalho, o longa “Não Se Pode Viver Sem Amor”, protagonizado por Cauã Reymond. O filme, que estreou neste mês de maio, já participou de vários festivais nacionais e internacionais.

Ainda no dia 03 de junho, haverá exibição do filme no Cine Paradigma, às 19h25, seguida de debate com o diretor.

A palestra e a exibição do filme em Florianópolis fazem parte do lançamento nacional do longa que agora chega a Santa Catarina.

A realização da atividade na cidade é uma parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o Apoio Cultural do Paradigma Cine Arte.


Sobre Jorge Durán

Nascido no Chile e radicado no Brasil desde 1973, Jorge Durán assina a direção e a história original de “Não se pode viver sem amor”, filmado em 2009, no Rio de Janeiro. Esse é o segundo filme que Durán dirige depois de um período de quase vinte anos voltado para produção de roteiros. Em 2006, lançou o longa “Proibido proibir”, premiado internacionalmente.

Seu primeiro longa, “A cor do seu destino” (1986), foi exibido no Festival de Berlim, em 1987 e foi o grande vencedor do Festival de Brasília, em 1986, com os seguintes prêmios: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator coadjuvante (Chico Diaz), melhor atriz coadjuvante (Júlia Lemmertz) e o prêmio da crítica.

Jorge Durán produziu e dirigiu em 2005 o filme “É Proibido Proibir”, projeto que foi selecionado no Concurso de Filmes de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura do Brasil e foi patrocinado pela Petrobras. O filme, ainda não finalizado, ganhou o Prêmio “Cine em Construcción 8, do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián 2005, o Prêmio SIGNIS de ajuda a finalização do filme, no mesmo Festival, o que permitiu que fosse finalizado na Espanha. Recebeu a Margarida de Prata 2006, da CNBB além de numerosos prêmios que valeram o segundo lugar no Prêmio Adicional de Qualidade 2009. O filme estreou com 12 copias no Brasil, em Abril de 2007, alcançando um publico de 40.000 espectadores na época do lançamento. Foi lançado em DVD pela Europa Filmes em 2008. Foi exibido em diversos países no cinema e televisão aberta e cabo: França, Alemanha, México, Chile, Austrália, Bélgica, Suíça. Na França estreou com 18 copias, fazendo um publico de 38.000 espectadores. O canal Brasil exibe o filme desde 2008. A TV Globo comprou o filme. Os numerosos prêmios, exibições em festivais, mostras e eventos nacionais e internacionais, devem aumentar consideravelmente o publico que alcançou esta produção.

Veja a relação de prêmios do filme "É Proibido Proíbir"

Com a Nativa filmes Ltda, firma da qual Jorge Durán é sócio, produziu o filme “A Cor Do Seu Destino”, premiado no Brasil e no exterior. Na sua estreia em 1987, o filme foi assistido por mais de 150.000 espectadores. Teve distribuição para o cinema e TV nos Estados Unidos da América, Canadá, Chile, Argentina, Austrália, França, Turquia. Foi exibido em horário nobre pela TV Manchete. O filme está sendo apresentado atualmente na programação do Canal Brasil.

Produziu escreveu e dirigiu o curta-metragem “Rio de Janeiro”, premiado no Concurso Nacional de Filmes de Turismo.

Como roteirista, Jorge Durán escreveu, entre outros filmes, “Pixote ”, indicado para o Golden Globe como Melhor Roteiro, “Gaijin ”, “Gaijin II”, “Lucio Flávio”, “O Sonho Não Acabou ”, “Doida Demais ”, “Como Nascem os Anjos ”, “Quem Matou Pixote ”, “Uma Onda no Ar”, “Jogo Subterrâneo”, e o filme chileno “Mi Último Hombre ”, que participou da Semana da Critica do Festival de Cannes de 1996. Fez a adaptação de “O Beijo da Mulher Aranha” e de “Nunca Fomos Tão Felizes”. Seu trabalho como roteirista tem sido premiado no Brasil e no exterior. Seu roteiro para “Jogo Subterrâneo” foi selecionado para o prêmio Mont Blanc de melhor roteiro no Festival de San Sebastián de 2005. Tem sido consultor em Seminários de Roteiro, nacionais e internacionais, do Sundance Institut e realizado oficinas de roteiro no Brasil e em outros países. Entre outras consultorias mais recentes estão: “DF – Distrito Federal”, de Erik de Castro, “1972”, de Tarcicio Vidigal, “Mi mejor enemigo” filme chileno, “Achados e Perdidos” de José Joffily. Realizou consultorias para numerosas firmas e diretores, entre outros, Roberto Gervitz, Francisco Ramalho Junior, José Joffily, Marisa Leão e Sergio Rezende, Gláucia Camargos e Paulo Thiago. Para televisão escreveu, entre outros, episódios do seriado “Mulher” e “A Justiceira”. Foi co-roteista da telenovela “Amazônia”.


Não se pode viver sem amor

“Não Se Pode Viver Sem Amor” recebeu os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Atriz (Simone Spoladore) no 38º Festival de Cinema de Gramado (Agosto 2010); prêmios de Melhor Filme para Reflexão outorgado pela Associação dos Cineclubistas de PE e prêmio especial do júri para Rogério Fróes no 14º Cine-PE Festival de Audiovisual do Recife, Brasil (Abril 2010).

Esse é o terceiro longa do diretor chileno que há 38 anos abraçou o Rio de Janeiro como sua cidade. “Adoro essa cidade e busquei locações em bairros que acho belos, como o Centro, o Morro da Conceição, e a zona portuária do Rio”, diz Durán. O filme foi realizado em 2009, em apenas cinco semanas e, mesmo com um elenco de peso, o diretor conseguiu realizá-lo com um orçamento modesto.

“Não Se Pode Viver Sem Amor” também participou do 25º Festival de Cinema de Guadalajara, México; do Festival de Montreal, no Canadá (Setembro 2010), Pusan International Film Festival, Coréia (Outubro 2010), do 41º Festival Internacional de Cinema da Índia, Goa, entre muitos outros. Em abril deste ano, o filme estará na mostra principal do Festival Latino-americano de Chicago, EUA.

O filme foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural para sua produção e comercialização.


Sinopse

É 23 de dezembro. Gabriel (Victor Navega Mott), de 10 anos, e Roseli (Simone Spoladore, premiada em Gramado no ano passado), de 30 anos, chegam ao Rio de Janeiro para encontrar o pai do menino, que os abandonou anos atrás. Nessa noite, a travessia deles na cidade desconhecida, os leva a encontrar João (Cauã Reymond), jovem advogado desempregado e apaixonado, que procura uma solução desesperada que melhore sua vida; Pedro (Ângelo Antonio), pesquisador universitário, que essa noite encontra uma mulher que mudará sua vida; Gilda (Fabiula Nascimento), dançarina de boate, que deseja ir embora da cidade, mas ainda está presa à felicidade que um dia deixou escapar. Todos eles estão vivendo situações limites, que a proximidade do Natal torna mais pungente. Mas é desses encontros inesperados que renasce neles alguma esperança e o sentimento de que não se pode viver sem amor.


Ficha Técnica

Elenco:

Cauã Reymond – João

Simone Spoladore – Roseli

Fabiula Nascimento – Gilda/Aparecida

Ângelo Antônio - Pedro

Victor Navegamotta – Gabriel

Diretor e História Original Jorge Durán

Roteiro Original Dani Patarra & Jorge Durán

Produzido por Gabriel Durán & Jorge Durán

Produção Executiva Mara Junqueira

Produtoras Associadas Maria Ribeiro & Gisela Camara

Diretor de Fotografia Luis Abramo

Diretora de Arte Valeria Costa

Som Direto Herón Alencar

Edição Gabriel Durán

Edição de Som Virgíina Flores

Mixagem Rodrigo Noronha

Trilha Sonora Diego Fontecilla & Christian Schmidt

Fotos Still Elisa Garcia

CO-PRODUÇÃO Luz Mágica

100 MINS, 35 MM, DOLBY DIGITAL 5.1

© El Desierto Filmes

FESTIVAIS

25º Festival de Cinema de Guadalajara, Mexico (Março 2010)

14º Cine-PE Festival de Audiovisual do Recife, Brasil (Abril/Maio 2010)

Prêmios:

* Prêmio Especial do Júri para Rogério Fróes

* Prêmio de Melhor Filme para Reflexão outorgado pela Associação dos Cineclubistas

Festival de Lima, Peru (Agosto 2010)

38º Festival de Cinema de Gramado (6 a 14 de Agosto 2010)

* Prêmio Melhor Roteiro

* Prêmio Melhor Fotografia

* Prêmio Melhor Atriz (Simone Spoladore)

Festival Iberoamericano de Cine de Santa Cruz, Bolívia (19 a 28 Agosto 2010)

Montreal World Film Festival, Canada (26 agosto a 6 setembro 2010)

Festival Cinemúsica 2010 (Conservatória) – (1 a 7 de setembro 2010)

4º Festival de Cinema da Floresta (Alta Floresta, MT) – 1 a 7 de setembro 2010)

27º Festival de Cinema de Bogotá, Colombia (29 setembro a 7 de outubro 2010)

Pusan International Film Festival, Coréia (7 a 15 outubro 2010)

G20 Festival Internacional de Cinema, Seoul, Coréia do Sul (27 de outubro a 6 de novembro de 2010)

“NOVOCINE – Muestra y Encuentro de Cine Brasileño”, Espanha (novembro 2010)

41º Festival Internacional de Cinema da India, Goa, India (Novembro de 2010)

SERVIÇO:

O QUE: Palestra com o roteirista e diretor Jorge Durán

QUANDO: Dia 03 de junho de 2011 (sexta-feira), às 14h30

ONDE: Palestra: No Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, 117, Trindade, Florianópolis-SC.

Exibição do Filme: Paradigma Cinema Arte (dia 03/06) às 19h25 – Local: Rodovia SC 401, n° 8600 - Centro Empresarial Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis – SC, (48) 3239-7777

QUANTO: Palestra: Gratuito e aberto à comunidade

INFORMAÇÕES: DAC / Teatro da UFSC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

SITE DO FILME: www.naosepodeviversemamor.com.br/ofilme/

Fonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo - Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com material do site do filme.