quarta-feira, 11 de maio de 2011

DAC, inscrições para novas Oficinas de Arte

Fotografia artística de Rosana Cacciatore

Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC abre inscrições para novas Oficinas de Arte: Fotografia, Cerâmica e Artes Visuais

Inscrições de 16 a 18/05

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC abre inscrições para três novas Oficinas de Arte: Fotografia, Cerâmica e Artes Visuais (Pintura e Técnicas Mistas). As inscrições devem feitas na Secretaria do DAC, de 16 a 18 de maio, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h. As oficinas acontecem entre 19 de maio e 21 de julho.

Essas novas oficinas estão sendo realizadas devido ao edital recém realizado pela UFSC que viabiliza a atuação de instrutores de arte da comunidade no projeto de extensão Oficinas Livres de Arte do DAC. Continuam em andamento outros Cursos e Oficinas que tiveram início no começo do semestre. A relação dessas atividades pode ser conferida no site www.dac.ufsc.br

Não será cobrada mensalidade, apenas uma taxa de inscrição por oficina no valor de R$ 50,00. O interessado deve primeiro se inscrever na Secretaria do DAC e, em seguida, efetuar depósito no Banco do Brasil, agência 3582-3, C/C 203142-6/Fapeu. A confirmação da inscrição será mediante o comprovante do depósito bancário.


Serviço

O QUE: Inscrições de Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

QUANDO: De 16 a 18 de maio, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h.

ONDE: no DAC - Departamento Artístico Cultural (Igrejinha da UFSC), Praça Santos Dumont, 117, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Taxa única de inscrição R$ 50,00, sem cobrança de mensalidade.

INFORMAÇÕES: (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br



OFICINA DE FOTOGRAFIA (INTRODUÇÃO À ARTE DA FOTOGRAFIA)

Ministrante: Rosana Cacciatore

Data: 19/05 a 07/07

Carga Horária: 20 horas

Horário: 5ª-feiras, das 14h00 às 17h00

Número de alunos: 15 alunos por turma

Requisito: o aluno deve possuir câmera fotográfica digital, não necessariamente profissional

Sobre a ministrante

Rosana Cacciatore, natural de Porto Alegre-RS, é graduada em Comunicação Social pela PUCRGS, Mestre em Teoria Literária pela UFSC, com pesquisa sobre imagens. Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora, ministrou disciplinas e orientou projetos nos Cursos de Cinema, Publicidade e Jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina por 10 anos. Como profissional, atua como fotógrafa, editora e assessora de comunicação e imprensa para instituições e projetos culturais. Já trabalhou para Folha de São Paulo, Diário Catarinense, Fundação Franklin Cascaes, RBS TV, Standard, Olgivy and Mather/POA,, Lynxfilm/POA, TVI Produções Audiovisuais, Editora Jornal Notícias do Dia, Ministério do Interior, Olho Mágico Espaço Multiarte, entre outras, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Radicada em Florianópolis desde 1989.

Sobre a Oficina

A oficina tem como objetivo oportunizar o conhecimento básico da técnica, da história e da estética fotográfica conjugado a exercícios práticos de produção de imagens. O curso é dividido em três módulos: histórico, estético e técnico. As aulas serão teóricas e práticas para aplicação dos conceitos. Ao final, os alunos desenvolvem ensaio temático. Aberta a pessoas interessadas em fotografia de um modo geral, iniciantes (jovens e adultos) que desejam conhecer melhor a técnica e a estética fotográfica.

Ementa

Século XIX: a fotografia como espelho do mundo (apontamentos históricos, teóricos e estéticos do período). Século XX: a foto como operação de codificação das aparências e como traço do mundo (apontamentos históricos e estéticos do período). Noções de composição: plano, linhas, cores, perspectiva, volumes/luz. Conceitos fotográficos. O olho humano: a percepção visual. A câmera fotográfica: corpo, obturador, diafragma, filme, foco, fotometria, distância focal / objetivas. Os conceitos digitais: ccd, pixel, resolução, tipos de arquivo, Redimensionamento da imagem. Século XXI: a fotografia contemporânea/ as possibilidades digitais.


OFICINA DE CERÂMICA

Ministrante: Gustavo Tirelli

Data: 19/05 a 21/07

Carga Horária: 30 horas

Horário: 5ª-feiras, das 14h00 às 17h30

Número de alunos: 10 alunos por turma

Requisito: aberta a todos os interessados (jovens e adultos), iniciantes ou já praticantes da Cerâmica.

Sobre o ministrante

Gustavo Tirelli é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina desde 2008. Teve como mestres Maria Betânia da Silveira, José Luiz Kinceler e Luis Carlos Canabarro Machado e desenvolve pesquisas sobre queimas cerâmicas, construção de fornos, e construção de instrumentos sonoros a partir da cerâmica.

Sobre a Oficina

A oficina de Cerâmica acontecerá em encontros semanais de três horas e meia, e está aberta a todos os interessados (jovens e adultos), sejam esses iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. A oficina é um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção e acabamentos, tais como acordelado, modelagem manual, placas, moldes, engobes, terras sigilatas e esmaltação. Com o objetivo de estimular os participantes ao reconhecimento de suas poéticas, o curso pretende abordar diversas aplicações das técnicas estudadas, nos módulos em que se organiza: Módulo I, Introdução ao conhecimento cerâmico. História da Cerâmica. Conceitos básicos; Módulo II, modelagens e acabamentos manuais; Módulo III, Confecção de moldes de gesso; Módulo IV, desenvolvimento de pastas cerâmicas para usos específicos a partir dos processos desenvolvidos.

Ementa

Propiciar o entendimento dos principais conceitos da Cerâmica, sua história e usos até a contemporaneidade. Habilitar os alunos para a prática de modelagem manual e com moldes. Utilizar técnicas de pintura e acabamentos tais como engobes, terras sigilatas e esmaltação. Desenvolver poéticas ligadas à construção artística, ao fazer escultórico e aos processos individuais e coletivos de criação e seus desdobramentos para uma Arte Contemporânea.



OFICINA DE ARTES VISUAIS (PINTURA E TÉCNICAS MISTAS)

Ministrante: Meg Tomio Roussenq

Data: 24/05 a 12/07

Carga Horária: 32 horas

Horário: 3ª-feiras, das 14h00 às 18h00

Requisito: aberta a todo interessado acima de 15 anos.

Sobre a ministrante

Meg Tomio Roussenq, artista plástica, nasceu em Rio do Sul-SC, graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especializou-se em pintura mural e afresco – Mezzolombardo, Itália. Atualmente frequenta o Curso de Bacharelado em Artes Plásticas – UDESC.

Atua como professora de artes ministrando curso de pintura e seus atravessamentos no processo de criação, em cidades como: Rio do Sul, Ibirama e Florianópolis (Oficinas do MASC – Fundação Catarinense de Cultura). Ministrou Workshop pelo SESC, Capacitação para professores de arte da rede pública estadual e particular, Seminários na FURB e UNIPLAC, cursos de arte em todo o Estado através de projeto de itinerância, pela Fundação Catarinense de Cultura, assim como em Universidades do Estado. Participou como orientadora do projeto PRETEXTO/SESC. Como artista fez cursos com Rubens Oestroem, Juliana Fuganti, Raquel Stolf, Dudi Maia Rosa, Edite Derdyke, Fernando Cochiarelle, Daniel acosta, Tadeu Guiarelli, grupo Saiartes SP/USP, Nàdia Lamas, Teresa Ricardi ( Argentina), Eduardo Frota, Nuno Ramos, Lara Almarcegui ( Espanha), Roy Gray ( Inglaterra), Paulo Gaiad, Rosangela Scheren, Anita Koneski, Dora Longo Bahia, Silvana Macedo, entre tantos outros.

Artista multimeios, que tem no seu trabalho atual a pintura como processo. Nunca descolada de conceitos, sua produção nasceu do projeto de pesquisa- corpo palavra na escritura do desastre nas artes contemporâneas em Maurice Blanchot e Emmanuel Levinas.

Como artista já fez mais de 35 exposições individuais e 53 exposições coletivas. Participa do grupo de pesquisa em vídeo-arte (Membrana)-UDESC. Participou do Laboratório de Textos (criação de livros artísticos)-UDESC. Participou do Projeto: Blanchot, Levinas e a Escritura do Desastre nas Artes Contemporâneas, orientado por Anita Prado Koneski - UDESC. Vive e trabalha em Florianópolis

Sobre a oficina

Propor investigações no campo da pintura como linguagem dentro da contemporaneidade, passando pelas questões conceituais e técnicas que a constituem, além de possibilitar o máximo de situações onde os alunos possam dar ênfase às suas poéticas dentro da busca por um repertório singular no campo das artes visuais.

As possibilidades de linguagem pictórica como veículo artístico, frente às novas rupturas conceituais, vão possibilitar ao aluno: Localização de repertórios pessoais; Questões conceituais no pensamento moderno contemporâneo; Pintura a óleo, aquarela e têmpera; Prática em suportes alternativos, além de telas, papel e madeira; Proposição de projetos que envolvam a linguagem da pintura e interfaces.

Nesta experiência estética, o texto poético será esburacado e rediscutido no processo da pintura. Através da cor e da linha, novas narrativas visuais serão propostas, estimulando e desencadeando o processo de criação.

O Departamento Artístico Cultural (DAC) faz parte da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Fonte: [CW] e Rafael Gomes – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com textos dos artistas-instrutores.


Ir para www.dac.ufsc.br