quarta-feira, 28 de março de 2012

OPT abre inscrições para teatro

Ensaio de Verbais: Ninho de Palavras, uma das montagens da OPT (foto CW)



Oficina Permanente de Teatro, do Departamento Artístico Cultural (DAC) abre inscrição e faz seleção de candidatos


A Oficina Permanente de Teatro (OPT), do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, realiza seleção de candidatos adultos nesta quinta-feira, 29/03, às 20 horas. Os interessados (alunos novos e antigos) em participar da oficina devem comparecer para entrevista nesse dia e horário no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Após ser confirmado pela coordenação, o candidato deverá pagar taxa de inscrição semestral de R$ 50,00. Não haverá mensalidade.

A OPT, aberta a toda a comunidade, vem sendo realizada há mais de três décadas e tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. Possui uma grade disciplinar básica em que se desenvolve a metodologia “de como ser para representar ou ser”. A cada turma, dependendo da vocação do grupo aí formado, ela realiza o processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo. Esta vivência poderá ser de Teatro de Rua, de Mímica, de montagem dos Clássicos. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC. A oficina e o grupo são coordenados por Camen Fossari.

A Oficina Permanente de Teatro realiza suas atividades na formação do ator/cidadão e possibilita o registro do ator/atriz.

As atividades da OPT são realizadas à noite. Os dias das atividades para iniciantes e turmas antigas serão abordados pela coordenação durante a entrevista.


Sobre a coordenadora

Carmen Fossari é Mestre em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro. Diretora de Espetáculos do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC. Coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC. Nessa categoria, recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile,Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano. Participou de três Projetos “Mambembão”, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com os espetáculos “Mesa Grande” e “Terra de Terrara”, obras que dirigiu e atuou, numa promoção do Serviço Nacional de Teatro, RJ (duas temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e um Curso de Direção Teatral, integrante do Projeto, ministrado pelos melhores diretores de Teatro do Brasil). Coordenou o 1º ENTEPOLA do Brasil, na cidade de Florianópolis, em 1996, com a participação de 280 artistas das Américas e de outros Continentes. Dramaturga, recebeu prêmios nacionais pelos textos “Terra de Terrara” e “Engenho Engendrado” (ambos de pesquisa lingüística e cultural das Comunidades Açorianas). Dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil de Títeres e de Rua.

A OPT é projeto cultural permanente, com mais de três décadas, realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Outras Oficinas

Nos moldes do ano passado, a UFSC está com edital aberto para oferecer mais oficinas de Arte para toda à comunidade, ampliando as áreas de linguagens artísticas. Fique atento à divulgação das notícias em www.dac.ufsc.br e www.ufsc.br. Sobre o edital 040/2012 veja www.licitacoes.ufsc.br

Veja a relação de cursos e oficinas de arte do DAC, em andamento, em http://www.dac.ufsc.br/destaques_cursos_oficinas.php#topo



SERVIÇO:

O QUÊ: Inscrição com entrevista para Oficina Permanente de Teatro (OPT), para adultos (alunos novos e antigos), no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC
QUANDO: Entrevista dia 29 de março de 2012, quinta-feira, às 20 horas.
ONDE: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Sem mensalidade. Taxa de inscrição semestral a R$ 50,00
CONTATO: (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br


Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional.
.