quinta-feira, 1 de março de 2012

Mulheres Nuas em teatro



Teatro da UFSC recebe estreia do espetáculo "Mulheres Nuas"
De 03 de março a 1 de abril.


Mulheres Nuas é mais uma produção do Grupo Círculo, do autor Márlio Silveira da Silva, dirigido por Christiano Scheiner, com as atrizes Aline Maya, Emília Carmona e Graziela Meyer no elenco.

O texto cômico, do autor catarinense Márlio Silveira da Silva, trata de uma viúva solitária, Adalgisa, envolta de seus dois alteregos, Libe e Sara, e discorre sobre a impossibilidade de se desligar do falecido. Nesta montagem, as atrizes trocam de personagens a cada instante desestruturando a intimidade exposta por Adalgisa e reorganizando o sentido cômico direcionado ao público.
O espetáculo segue as mesmas características estéticas dadas aos espetáculos anteriores do Grupo: o ator cenográfico, poucos elementos de cena e cenário, e por fim a montagem de texto de autores locais.
Este é o segundo espetáculo que o Grupo monta do autor Márlio Silveira da Silva, tendo êxito com a estreia, em 2011, do espetáculo Quatro, no Teatro da UFSC.

A característica principal da encenação está na imersão do jogo entre as atrizes.

Os figurinos têm como referencial lingeries da década de 50, produzindo o efeito atemporal que a narrativa pede.

SINOPSE

Mulheres Nuas explora, através do discurso hiperativo e fantasioso, quase surrealista de Adalgisa, a impermanência e a alteridade do universo feminino. Acompanhada por Sara, criada ambígua até no gênero, e por sua filha, Libe, Adalgisa passeia pela própria inconstância como quem passeia pelo shopping, trazendo questões corriqueiras que permeiam o imaginário de qualquer mulher numa linguagem frenética e cômica.

Entre o falecido, que virou pó, o amante que mora no armário se alimentando de naftalina e o analista ausente, Adalgisa convida: "vem de escafandro que eu sou profunda".

Classificação indicativa: 18 anos // Duração: 50min.

Sobre o Grupo Círculo

O Grupo Círculo foi criado em 1999, com a estreia de "A Fome em Três Atos", reunião de três monólogos do autor Christiano Scheiner, e dirigido por Gláucia Grígolo.
O Círculo foi retomado em 2009, para a montagem de Pequeno Monólogo de Julieta, com a atriz Gilca Rigotti e texto e direção de Christiano Scheiner, que estreou em 2010. Espetáculo que circulou por todo o Estado de Santa Catarina pelo projeto EmCena Catarina do SESC - SC, comprovando a maturidade do grupo.

Em 2011, o Grupo, com novo elenco, remontou o espetáculo Quatro, de Márlio Silveira da Silva. Com estreia de 09 apresentações na UFSC. Quatro teve sua primeira montagem pelo Grupo A, com direção de Fátima Lima.

Devido à boa repercussão dada ao Quatro, o Círculo produz a segunda montagem do autor Márlio Silveira, Mulheres Nuas, com estreia em março de 2012 no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo "Mulheres Nuas"
QUANDO: Às sextas, sábados e domingos do mês de março
DIAS: 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 30, 31 de março e 01 de abril.
HORÁRIO: Sempre às 20horas.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Entrada Promocional de Estreia a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 (meia-entrada)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos // Duração: 50min.

CONTATO: grupocirculoproducoes@gmail.com // christiano.scheiner@gmail.com //  Fone: 48 9616.3024

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Imagem: Ftomontagem com foto de Henrique Pereira da atriz Aline Maya. 

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto e foto da produção.