segunda-feira, 19 de outubro de 2009

8ª SEPEX - SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ACONTECE NO CAMPUS DA UFSC E TEM VARIADA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL


Foto1: Espetáculo teatral "As Luas de Galileu"

Dia 21/10, quarta-feira, abertura do evento na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC.

Execução do Hino Nacional abre a Semana da Sepex

Nesta quarta-feira, 21/10, às 9 horas, acontece a solenidade de abertura da 8ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC com a presença de autoridades, a execução do Hino Nacional e apresentação da Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria. Logo após, a programação artístico-cultural da Sepex fornece ao visitante uma variedade de atrações ao longo do dia: mais música com o Borandá Trio; o Grupo Cravo-da-terra, uma banda em que os integrantes usam perna-de-pau e seus instrumentos são artesanais; o coral Infanto-juvenil do Colégio de Aplicação da UFSC; uma peça de teatro onde um garoto sonha em se tornar um neurocientista; o Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC; e o show com músicas brasileiras e "jinlgles" de rádio com o Grupo Nós e Vozes. À noite, na Igrejinha da UFSC, será apresentada a peça "As Luas de Galileu", recente produção do Grupo Pesquisa Teatro Novo do DAC / UFSC, encerrando esse primeiro dia da Sepex.

A programação artístico-cultural no Palco da Lona da Sepex continua durante todo o dia seguinte, quinta-feira, sendo que na noite de 22/10, às 19 horas, haverá o show musical "Pelas Veias da Música Latino Americana", com integrantes da Oficina de Música da Universidade Federal de Santa Maria - RS, no Centro de Cultural e Eventos. Como em todas as atividades da Sepex, os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Veja a programação completa da Sepex, de 21 a 24/10, no Folder da Programação em
www.sepex.ufsc.br

Veja abaixo a Programação Cultural de Quarta-feira, 21/10:



09h00 – Solenidade de Abertura da SEPEX.
09h30 – Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria – Repertório: músicas populares e dobrados militares. Regência: Tenente Almir dos Santos França

11h30 – Borandá Trio – Amor de Longe. Rep
ertório com ritmos da cultura brasileira. Integrantes: Eva Figueiredo (clarinete e voz), Paulo de Tarso (violão) e Oritan Irê (percussão).

12h30 – Cravo-da-Terra – Flauta, percussão e cordas, com músicos de formação erudita
Integrantes: Ive Luna (voz, percussão e flautas), Marcelo Mello (violino, viola, percussão e voz), Rodrigo Paiva (percussão, bateria e voz), Pedro Curi (violão e voz) e Mateus Costa contrabaixo, percussão e voz). Projeto 12:30 – Local: Concha Acústica da UFSC.

14h00 – Banda de Perna-de-Pau – Banda musical da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Itapema, com crianças de escolas da rede municipal de ensino, com pernas-de-pau e instrumentos artesanais de sucata (banda da
latinha). Ao final, atividade interativa com escultura de balão (bexiga de borracha). Regente: Antônio Linhares.

15h00 – Teatro – Quero ser um neurocientista! Peça estilo pantomima, duração de 15 minutos. Conta história de um garoto que deseja se tornar cientista na área da neurociência. Coordenadores: Pedro Paulo Mendes Sbissa e Mariana Lopez (Mestrandos em Psicologia na UFSC).

15h15 – Coral Infanto-juvenil do Colégio de Aplicação da UFSC – Formado por alunos do
mesmo (aproximadamente 20 alunos). Repertório: música popular brasileira e músicas Folclóricas. Coordenação: Rafael Gonçalves e Inês Hartt (Professores de música do C.A.).


15h45 – Dança – Com alunos do Colégio de Aplicação da UFSC, projeto coordenado pela professora Vera Pardo. Coreografias: Menina Lua; O Suspense e Já Cresci.

16h15 – Teatro – O nascimento da escrita num mundo de leituras, com crianças do ciclo 1A e da segunda série A do Colégio de Aplicação da UFSC. Projeto "Um caminho diferente para aprender a ler e escrever", com professores de Educação Geral (Kamila Heffel Farias e Marilei Maria da Silva); Música (Inês Hartt P. L. Fonte e Rafael Martins Gonçalves); Artes Visuais (Marilia de Borba e Elisângela R. de Castro); Teatro (Ricardo C. Búrigo e José Alvin A. da Silveira).

17h – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – Coreografias: Aquarela, Florianópolis Ilha da Magia e Tributo à Carmem Miranda. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes.

18h15 – Grupo Musical Nós & Vozes – Com alunos, professor da UFSC e integrantes da comunidade que participam do Coral da UFSC. Inspirado nos antigos “shows” de rádio ao vivo (de auditório), com um apresentador e propagandas (“jingles”) nos intervalos das músicas. Coordenação: Paulo Sol, Direção Geral: maestrina Míriam Moritz.

20h30 – As Luas de Galileu – com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, DAC / SeCArte / UFSC. A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama com cenas da vida de Galileu, sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição. O espetáculo acontece dentro e fora do Teatro-Igreja, em meio do público e em cinco espaços cênicos, fazendo uso da arquitetura original do prédio. A regência do coro vocal convidado é da maestrina Miriam Moritz. Assessoria do astrônomo Adolfo Stotz, do Grupo de Estudos em Astronomia. Em celebração ao Ano Inte
rnacional da Astronomia. Roteiro e Direção de Carmen Fossari. Local: Teatro – Igrejinha da UFSC.


Foto 2: Integrantes da Oficina de Música da UFSM.


Show Musical de quinta-feira, dia 22/10, às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos

Pelas Veias da Música Latino Americana – Espetáculo da Oficina de Música, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / RS), que recolhe peças representativas da musicalidade latinoamericana. A Oficina é formada por alunos, professores e técnicos-administrativos de diversos cursos e setores da UFSM. No repertório peças de música popular da Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Ritmos como milonga, chamamé, valsa peruana e toada desfilam na viagem imaginária junto a imagens de povos de indígenas, descendentes de escravos e imigrantes. Imagens das sofridas mulheres e crianças latinoamericanas. Instrumentistas: Teclado, Lucas Cattelan; Trompete, Marco Antônio do Amaral; Baixo, Lucas Almeida; Violão, Cristiano Araldi; Percussão, Bira Costa; Batería, Felipe Couto. Cantores: Laíse Mathioni; Daniela Morales; Rafael do Nascimento; César Jabes. Atriz: Angela Rechia. Direção Teatral, Cecilia Herba; Convidada Especial, cantora Ana Negrello. Piano, Arranjos e Direção: Daniel Morales. Local: Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos da UFSC, dia 22/10, às 19 horas.

Sobre a Sepex:

A 8ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC será realizada este ano de 21 a 24 de outubro, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Sepex acontece na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. Estão previstos 200 estandes para apresentação das atividades da universidade, uma programação artístico-cultural no palco da lona, realização de dezenas de minicursos gratuitos, eventos paralelos, a I Feira de Inventores-UFSC e uma programação de palestras.

A UFSC realiza também no período da Sepex o seu Seminário de Iniciação Científica (SIC). Além de avaliar estudantes que contam com bolsas de iniciação científica, o seminário organizado em mostra de painéis e apresentações orais é aberto à apresentação de trabalhos científicos de estudantes voluntários, tanto da UFSC como de outras instituições.


SERVIÇO:

O QUÊ: Programação Artístico-Cultural da 8ª SEPEX, Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSC. Primeiro dia: 21/10/09
ONDE: No Palco da Sepex, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis, e ouros locais do campus
QUANDO: 21 de outubro de 2009, quarta-feira, das 9 às 19 horas no Palco da Lona da Sepex, e às 20h30 no Teatro / Igrejinha da UFSC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Durante a Sepex pelo telefone (48) 3721-9915.
FOLDER DA PROGRAMAÇAÕ DA SEPEX:
www.sepex.ufsc.br


Fonte: José Wilson Fontenele - Bolsista de Jornalismo no Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC