segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Exposição de Arte Rupestre

Foto: Reprodução de Arte Rupestre

Tenda Expositora Itinerante de Arte Rupestre e Arqueoastronomia no Campus da UFSC

De 20 de outubro a 13 de novembro na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, próximo do CCE. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade.

O IMMA - Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia com incentivo do Fundo Estadual de Turismo está promovendo a 1ª Exposição de Arte Rupestre e Arqueoastronomia. A Arqueoastronimia é uma ciência que estuda os sitios arqueológicos, suas construções e relação com a observação astronômica.

A exposição será apresentada numa tenda expositora itinerante, com 10x15 metros de comprimento, onde serão mostradas 200 telas de arte rupestre em frotagem, técnica especial sobre lona, com dimensões que variam de 50x50 cm a 1,5x5,0m; artefatos arqueológicos, como machadinhas e brunidores rupestres (amoladores); 20 painéis com fotos de galáxias e do Sistema Solar; dois painéis de arqueoastronomia, um da Bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e outro de sambaqui de Laguna, onde foi achado o relógio solar que faz parte da mostra.

As obras desta exposição fazem parte do acervo do IMMA, que vem sendo formado desde 2005. O trabalho de pesquisa é coordenado pelo antropólogo Adnir Ramos, de Florianópolis, com formação em São Paulo, e conta com a assessoria do professor Germano Afonso, arqueoastrônomo da UFPR, e de Alexandre Amorim, astrônomo do GEA, grupo de estudos do Planetário da UFSC.

Serão expostos painéis de arte rupestre e fotos dos menires (monumento pré-histórico de pedra, cravado verticalmente no solo, às vezes de tamanho bem elevado) e dolmens (monumentos com base em grandes blocos de pedras que eram usadas como túmulos coletivos), conjunto de que compõem os observatórios arqueoastronômico de Santa Catarina, com o objetivo de conscientizar a comunidade para o valor histórico desse acervo e abrindo um novo nicho turístico.

Esta coleção de Arte Rupestre que será mostrada na sua totalidade pela primeira vez vem sendo elaborada desde 2006, quando passou por Santa Catarina o mestre em Belas Artes Rodrigo Santiago Plata, difusor da técnica de frotagem utilizada para reproduzir os painéis desta exposição.

A técnica consiste em colocar tecido natural sobre a inscrição rupestre e friccionar com filme de carbono marcando no tecido a textura da pedra e da gravura sem agredir a inscrição rupestre copiada, mas registrando o estado do grafismo e da rocha. Estas reproduções são trabalhadas posteriormente com cores como será mostrada na exposição.


Sobre o IMMA

O IMMA - Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia tem como
finalidade desenvolver e executar projetos e pesquisas multidisciplinares e projetos
culturais com responsabilidade sócio-ambiental.

O IMMA vem desenvolvendo também pesquisas coordenadas pelo Antropólogo Adnir Ramos, nos sítios arqueoastromico que compõem os observatórios utilizados pelos Povos Originários. Lá foram descobertos vários alinhamentos astronômicos mostrando as mudanças de estações, constituindo assim verdadeiros calendários utilizados para regular o cotidiano dos povos pré-colombianos que aqui viveram.

Nesta mostra estarão expostos também painéis explicativos dos sítios megalíticos do
Estado de Santa Catarina e um relógio solar do homem do sambaqui encontrado no Sambaqui de Laguna.

O IMMA através desses anos de estudos e pesquisas tem percebido a destruição dos sítios arqueológicos e arqueoastronômico da nossa região através da desinformação da população em geral que nem imagina o valor histórico e turístico desses acervos.

Esta mostra no campus tem o apoio do Departamento Artístico Cultural DAC, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Itinerante de Arte Rupestre e Arqueoastronomia
QUANDO: De 20 de outubro, quarta-feira, a 13 de novembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 10h às 20h.
ONDE: Tenda Expositora Itinerante, na Praça da Cidadania da UFSC, Trindade,
Florianópolis-SC, próximo do CCE.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Adnir Ramos (48) 9607-2201 - www.immabrasil.com.br
Visite: www.dac.ufsc.br


Fonte: José Wilson Fontenele Acadêmico de Jornalismo, bolsista no Departamento
Artístico Cultural DAC: SECARTE: UFSC, com material dos organizadores da mostra.