sexta-feira, 17 de junho de 2011

Encerramento do 5º FITA Floripa

Foto: Apresentação Cuentos Pequeños

Escolas do teatro de animação da Itália, Peru e Brasil encerram o 5º Festival Internacional de Animação- FITA Floripa, neste sábado, 18 de junho. O espetáculo "Pulcinella 500 Ani Portati Bene!', do grupo La Casa Di Pulcinella ", será apresentado no Teatro do SESC Prainha, às 10 e 15 horas. No Teatro Álvaro de Carvalho, às 17 horas, sobe ao palco a montagem " ATecelã", do grupo gaúcho Caixa do Elefante " Cuentos Pequeños", da dupla peruana Hugo Suarez e Inês Pasic, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 20 horas, fecha a edição 2011.

PULCINELLA 500 ANI PORTATI BENE!

Este espetáculo de fantoches da tradição napolitana viaja desde 1500. Pulcinella como protagonista conta histórias da vida cotidiana. No final, o bem sempre triunfa, a verdade sobre a injustiça, a vida sobre a morte. Então, Pulcinella, a golpes com uma vara, mata o guappo, foge da morte, executada pela "Lei e Justiça". Depois da apresentação, o boneco se torna um contador de histórias, e assim começa uma pequena viagem na tradição da música popular napolitana.

Se Pulcinella representa o homem, os antagonistas são suas necessidades e seus medos. Quando derrota e mata os medos e os instintos negativos que estão em seu interior e em público, as antigas canções e danças mágicas reestabelecessem a harmonia de tudo.

Grupo: La Casa Di Pulcinella (Itália)

Duração: 50 a 60 minutos

Faixa Etária: Livre (para todas as idades).

Técnica: Manipulação de Luva


A TECELÃ

Uma tecelã, capaz de converter em realidade tudo o que tece com seus fios, busca preencher o vazio de seus dias criando, para si, o suposto companheiro ideal. O espetáculo trata, de forma poética, da solidão feminina, das dificuldades de relacionamento e do poder criativo como possibilidade de transformação.

Grupo: Caixa do Elefante (Rio Grande do Sul)

Duração: 50 minutos

Faixa etária: A partir de 12 anos

Manipulação: Sombras e atuação


CUENTOS PEQUEÑOS

É um desfile pitoresco de personagens divertidos que tentam pegar aqueles pequenos momentos poéticos que estão escondidos na vida cotidiana. Esses personagens, com seus sonhos e frustrações, seus sucessos e fracassos nos contam sobre o drama eterno da tragicomédia humana...

Grupo: Hugo & Inês (Peru)

Duração: 50 minutos

Faixa etária: a partir dos 7 anos

Técnica: manipulação de objetos e mímica


Fonte: Adalgisa Frantz. Equipe de Divulgação FITA.