sexta-feira, 10 de junho de 2011

Instalada comissão de cultura da UFSC


Democratizar a discussão sobre a política pública cultural e fomentar os processos de produção de arte e cultura em todos os centros e campi da Universidade Federal de Santa Catarina. Com esse objetivo, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC instalou a Comissão Permanente de Cultura, que realizou na quarta, 8 de junho, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, sua segunda reunião mensal. O órgão reúne representantes de todos os Centros, dos quatro Campi, dos departamentos ligados à cultura e das entidades de classe dos estudantes, professores e servidores. A realização de um Seminário de Cultura com data marcada para os dias 26 e 27 de setembro no Centro de Eventos foi uma das principais deliberações da reunião.

O seminário terá como objetivo discutir e propor linhas político-culturais para a universidade, incluindo o próprio debate sobre um conceito contemporâneo de cultura a partir das diferentes visões sobre o tema. Incluirá em sua programação um painel sobre o papel da universidade na produção da cultura e outro sobre as políticas culturais em nível municipal, estadual e nacional, seguido de trabalhos em grupo para discussões propositivas. Terá a participação de pessoas com experiência prática e teórica na área que sejam referência dentro e fora do Estado. “O seminário vai instrumentalizar teoricamente o trabalho da comissão”, explica a presidente da Comissão, Maria de Lourdes Borges, secretária de Cultura e Arte.

Segundo proposta do coordenador do Curso de Artes Cênicas, Fábio Salvatti, os painéis específicos e trabalhos de grupo deverão girar em torno de interfaces como Cultura e Educação, Cultura e Comunidades, que considere a confluência das mídias e expressões artísticas própria da contemporaneidade. Em vez de fixar-se na divisão clássica e isolada das linguagens, o evento vai se desenvolver na perspectiva da transdisciplinaridade do Teatro, Cinema, Artes plásticas, Literatura, Arte digital etc. As representantes do Centro Tecnológico, Maristela Almeida e do Centro de Desporto, Vera Lúcia Amaral, reforçaram a necessidade de uma discussão conceitual sobre o tema cultura, que vai do erudito ao popular e passa também pela noção antropológica de cultura como todo modo de ser e de viver. O formato e a programação do evento serão definidos na próxima reunião da Comissão, marcada para a primeira quarta-feira de julho.

Composta por 27 membros, a comissão é integrada por lideranças do Diretório Central dos Estudantes, Associação dos Professores da UFSC, Sindicato dos Trabalhadores da UFSC e representantes do Campus de Florianópolis e dos Campi de Araranguá, Joinville e Curitibanos, indicados por sua base. Conforme o relato dos representantes dos Campi de Araranguá e de Joinville ficou patente a necessidade de descentralizar as atividades culturais para essas novas unidades e fomentar a realização de iniciativas próprias. Vários eventos culturais já programados devem ser estendidos para esses locais, bem como para o Centro de Ciências Agrárias, que fica no Itacorubi, para onde a SeCArte deverá levar o Projeto 12:30.

A segunda reunião foi marcada pela participação decisiva do DCE, que tem quatro representantes no Conselho e propôs o levantamento das atividades culturais já desenvolvidas na universidade pela SeCArte. A partir desse levantamento, que dará origem a um banco informatizado descentralizado e atualizável via on-line em sistema colaborativo, a comissão vai atuar para desenvolver e fortalecer as iniciativas culturais, promovendo parcerias e articulações entre as diferentes instâncias que a compõe. Os dados também serão publicados na Agenda Cult que já está na sua quarta edição. “Queremos, com a comissão criar um espaço permanente de fomento à vida cultural na universidade e aos processos culturais que se irradiam para todo Estado”, destacou a secretária.

Os representantes destacaram a existência de três projetos do DCE vinculados à UFSC. Um deles é o Ufsctock, festival musical que na próxima edição, prevista para os dias 1 e 2 de outubro, passará a integrar várias modalidades. O outro é a mostra de cultura comunitária, que começa no dia 19 de junho, com o objetivo de trazer a cultura das comunidades para dentro da universidade. O terceiro projeto é a Calourada, evento que acontece em todo início de semestre desde 2009, incluindo na programação oficinas e festivais como o Grito do Rock.

Algumas atividades previstas para este semestre

Junho

FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação – 12 a 19

Junho/julho

FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul– 24 de junho a 1 de julho

Maça – II Mostra de Artes Cênicas – 1 a 8 de julho

Lançamento do CD/DVD – I Festival de Música da UFSC – 13 de julho

Agosto

II Festival de Música – 27 e 28

Lançamento da Coleção Repertório

Setembro

Seminário de Cultura – 26 e 27

Outubro

UFSTOCK – 1 e 2 de outubro

Novembro

Semana Ousada de Artes – 21 a 25 de novembro

Projeto Shakespeare no Bosque

Dezembro

Arte nas Fortalezas – Festival de Jazz nas Fortalezas

Fonte: Raquel Wandelli - Assessoria de Comunicação da SeCArte