quarta-feira, 22 de junho de 2011

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC comemoram dois anos com Ensaio Aberto

Foto:Madrigal e Orquestra de Câmara UFSC

Dia 27/06, segunda-feira, às 15h30, na Igrejinha da UFSC. Gratuito e aberto à comunidade.

Neste mês de junho, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC estão completando dois anos de existência, e comemoram a data com um Ensaio Aberto, na Igrejinha da UFSC, dia 27/06, segunda-feira, às 15h30. A apresentação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Os grupos musicais fazem parte de Projeto de Extensão da UFSC que beneficia alunos de graduação de diversos cursos da Universidade com bolsas de extensão.

A orquestra conta hoje com 10 integrantes, sendo um deles voluntário da comunidade, e o Madrigal é constituído por 11 cantores, sendo 2 deles da comunidade. No repertório de ambos os grupos, músicas brasileiras e estrangeiras. Neste ano, os grupos estarão apresentando algumas músicas do repertório do barroco mineiro.


Madrigal e Orquestra de Câmara

Os projetos de extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC iniciaram em 2009 e têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam a divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

O Madrigal da UFSC é composto por 4 naipes vocais: soprano, contralto, tenor e baixo e destina-se exclusivamente à participação de alunos de graduação da UFSC, com experiência em canto e leitura musical, que têm direito a uma Bolsa de Extensão. Em 2009, integrantes do madrigal participaram da montagem teatral "As Luas de Galileu Galilei", interpretando um repertório renascentista, em peça do Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, dirigida por Carmen Fossari.

A Orquestra de Câmara é composta por violinos, violas, violoncelo, contrabaixo e flautas transversais. É aberta à participação de instrumentistas da comunidade em geral, que já tocam um instrumento de cordas ou sopro madeira e possuem o instrumento. Os integrantes que são alunos de graduação da UFSC também têm direito à Bolsa de Extensão.


Sobre a regente Miriam Moritz

Miriam Moritz formou-se em música pela Udesc em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Em 2003, concluiu pós-graduação (especialização) em musicoterapia pela Unisul. É mestranda em Literatura na UFSC, com pesquisa na área da voz. Foi nomeada Regente do Coral da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em fevereiro e março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos "Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear" com equipe multidisciplinar e "Canto para Comunidade" do Projeto Caeira 21, “Atividades Musicais para Pessoas com Doença de Parkinson” e Grupo de Canto para Iniciantes”. Além da regência do Coral, desenvolve os Projetos de Extensão Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

Com a criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara, a UFSC amplia a possibilidade de participação da comunidade universitária em atividades artístico-culturais.

O Coral da UFSC, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC fazem parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


SERVIÇO:

O QUÊ: Ensaio Aberto - apresentação do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC.
QUANDO: Dia 27 de junho de 2011, segunda-feira, às 15h30
ONDE: Igrejinha da UFSC, Departamento Artístico Cultural – DAC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Miriam Moritz (48) 3721-9348/9447- coraldaufsc@dac.ufsc.br

Visite: www.dac.ufsc.br

(Crédito da foto: Velho Bruxo)

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com informações fornecidas pela coordenadora da atividade.