terça-feira, 14 de junho de 2011

Cortejo de abertura do FITA leva alegria ao Centro da Capital

Foto: Grupo de maracatu Arrasta a Ilha

Bonecos e tambores quebraram a rotina do Centro Histórico de Florianópolis na tarde de segunda-feira(13), quando ocorreu o tradicional Cortejo de abertura do 5º FITAFloripa. A festa foi comandada pelos bonecos gigantes do Grupo de Pernas pro Ar, do RS, pelo grupo de maracatu Arrasta a Ilha, por bonecos de material reciclado do Professor Valdinei e pelo Boi de mamão Arreda Boi.

Na linha de frente do cortejo esteve o boneco símbolo do FITA em tamanho grande, confeccionado pelo artista Roberto Gorgati. O público parou para prestigiar o excêntrico e alegre espetáculo ao ar livre, fato que demonstra a força libertadora da arte para a alma humana.

O cortejo foi arrematando seguidores e aplausos durante seu trajeto, com saída do Museu Cruz e Sousa e retorno pelo Largo da Alfândega. Toda a movimentação foi acompanhada atentamente pelas coordenadora do evento, Sassá Moretti, e pela coordenadora executiva, Zélia Sabino.

Na ocasião, o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Sousa Júnior, destacou a importância do evento que promove a integração através da cultura. "É papel do Estado apoiar com suporte financeiro as iniciativas artísticas sem apelo comercial como o FITA", afirmou o secretário.

[Notícia atualizada em 14.06 às 22:14]

Fonte: Adalgisa Frantz. Equipe de Divulgação FITA.