terça-feira, 14 de junho de 2011

Fusão entre o circo e a tecnologia discute a ausência de diálogo

Foto: Atores de peça Keskuteluja

Grande público prestigiou as apresentações do espetáculo "Keskuteluja" na abertura do 5º FITAFloripa em 12 de junho e na segunda-feira (13), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

No âmbito dos trabalhos mais inovadores que estão sendo apresentados no 5º Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, "Keskuteluja" ocupa posição privilegiada.
Rompendo o limite do conceito de impossível, os finlandeses, malabarista Ville Walo e o mágico Kalle Hakkarainen, nos conduzem a um mundo labiríntico e surreal. Especializados em malabarismo, arte mágica e vídeo, investiram em elementos visuais que refletem sobre as relações de comunicação na sociedade da informação e tecnologia.

O palco é um espaço de mudança, de circuitos de imagens. "Keskusteluja" é um espectáculo que combina elementos do circo - como malabarismo acrobático e magia - com dança e teatro de objetos, enquanto explora o tema da comunicação e lembra o direito dos seres humanos de terem um espaço seu, um espaço livre de todas as obrigações… uma viagem coreográfica, singular e alucinante através dos tempos. A projeção de um filme mudo no corpo dos atores ajuda a criar um território em constante metamorfose, que perturba a percepção entre o que é real e virtual, caracterísitcas do experimentalismo e surrealismo do novo circo. O espetáculo conceito já foi apresentado em mais de 20 países.

Kalle Hakkarainen é mágico e artista de vídeo. Em seu trabalho ele examina os novos tipos de possibilidades de expressão, desde a imagem do vídeo e das suas capacidades relacionadas ao tempo e espaço.
Ville Walo tornou-se um malabarista profissional em 1995. Seu trabalho de malabarismo e manipulação inclui objetos da vida cotidiana, disciplinas como a magia, marionetes e vídeo.


Confira a programação completa do FITA no site www.fitafloripa.com.br

O FITAFloripa é realizado em parceria com a Fazendo Fita Cia. Artística, Curso de Artes Cênicas/DALi/CCE/UFSC (Sassá Moretti - Coordenação Geral), Departamento Artístico Cultural (DAC) da SeCArte/UFSC (Zélia Sabino - Coordenação Executiva) e SESC-SC, parceiro na itinerância do festival pelas cidades do interior do Estado. O evento conta com o patrocínio do FUNCULTURAL e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


Fonte: Adalgisa Frantz. Equipe de Divulgação FITA.