quarta-feira, 22 de junho de 2011

"Mulher Azul", da catarinense Maria Emília de Azevedo, estreia no Florianópolis Audiovisual Mercosul

Foto: Cena do Filme Mulher Azul

O Filme Mulher Azul é adaptação homônima da obra de Renato Tapado, foi rodado na França e será lançado no dia 28 de junho no FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul

O filme “Mulher Azul”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, estreia no 15º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul, que acontece em Florianópolis, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, de 24 de junho a 1º de julho. O filme, convidado para o festival, será apresentado à noite na sessão da Mostra de Curtas Mercosul (35mm e Vídeo), no auditório Garapuvu. (Veja detalhes da programação do festival em www.audiovisualmercosul.com.br)

Produzido por equipe do Brasil, (Florianópolis), e da França, o filme é um curta metragem de ficção, 35mm, com 20 minutos de duração, que será apresentado em festivais de cinema e canais de televisão que possuam espaço para este gênero de filmes.

Por trás do lirismo de Mulher Azul repousa a intenção de se abordar a poética do tempo.

O sul da França foi escolhido devido à infinita beleza desta região. A personagem deixa o Brasil para encontrar-se, de uma maneira muito especial, consigo mesma.

Mulher Azul é um ponto na linha do tempo. Um ponto cheio de tensões. Um ponto que se expande, transformando-se, ele mesmo, em uma linha narrativa que procura conter em si toda a história de M.


SINOPSE
M. se isola em uma casa para esperar pelo inesperado. Enquanto o tempo passa, escreve um diário no qual registra seus estados de alma. Pouco se sabe sobre o passado dessa mulher. Apenas que deixou para trás uma cidade, um país estrangeiro, um homem que talvez a ame, um trabalho. Pequenas informações que se revelam através de fotografias, um rápido telefonema, nada mais.

Isolada, M. espera se aproximar das respostas que tanto procura. Não demora muito para que perceba que esta porção de tempo retirada do fluxo das horas apresenta suas próprias pulsões e movimentos internos: a planta que cresce, a lagarta que prepara o casulo, a água que pinga, o pássaro que se choca de encontro à vidraça - metáfora da fixidez do tempo que é capaz de conter o vento, mas não a luz.


ELENCO DE MULHER AZUL

Patricia Teotônio

Participou de institucionais, publicidades, peças e Mulher Azul é seu primeiro filme como protagonista. A atriz é nascida em Florianópolis e atualmente é comissária de bordo da TAM. Foi escolhida como atriz principal do filme logo na primeira entrevista, e curiosamente, foi umas das inspiradoras do roteiro do filme, já que morava no mesmo prédio onde o roteirista Marcelo Esteves residia quando escreveu a história.


Simon Gillet

É ator e bailarino da Ópera de Marseille e morou em Salvador quando criança. Quando soube que a produção era de origem brasileira, se candidatou imediatamente. Simon foi selecionado pela direção e assistência de direção do filme entre vários candidatos. O ator deve vir a Ilha de Santa Catarina para rodar outro filme com roteiro e direção de Marcelo Esteves e Maria Emilia de Azevedo, respectivamente.


FICHA TÉCNICA DE MULHER AZUL:
Direção - Maria Emilia de Azevedo
Roteiro e Adaptação - Marcelo Esteves
Texto - Renato Tapado
Produção Executiva - Zeca Nunes Pires
Direção de Fotografia - Charles Cesconetto
Música Original - Cássio Moura
Trilha Sonora - Léo Gomes
Figurino - Ana Terra Vignes
Montagem - Tiago Santos
Direção de Produção na França - Valérie Benuyt
Direção de Produção no Brasil - Nira Pomar

Produtores - Zeca Nunes Pires e Charles Cesconetto.


MARIA EMÍLIA, A DIRETORA

Filmografia:
2009 - Mulher Azul
2009 - Ovonovelo (co-direção com Fernando Boppré) - em finalização
2006 - Caminno
2005 - Um Tiro na Asa
2002 - A Coroa
2001 - Roda dos Expostos
1995 - Alva Paixão
1986 - O Mundo Ovo de Eli Heil.

Produção e outras funções cinematográficas:
2011- A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires (como produtora executiva)
2010 - JK no Exílio, de Charles Cesconetto e Bertrand Tesson (como coordenadora de produção no Brasil) - Co-produção Brasil/França.
2009 - Fritz, de Zé Alfredo Abraão (como assistente de direção)
2009 - Seo Gentil do Orocongo e o Orocongo, de Osvaldo Pomar e Iur Gomes
(como produtora executiva)
2008 - Se Eu Morresse Amanhã, de Ricardo Weschenfelder (como produtora
executiva)
2008 - Muamba, de Chico Faganello (como diretora de produção)
2007 - Contestado, Restos Mortais, de Sylvio Back (como diretora de produção
na pré-produção)
2006 - Caminhos do Divino, de Zeca Nunes Pires (como assistente de direção)
2001 - Ilha, de Zeca Nunes Pires (como assistente de direção)
1999 - Fronteira, de Chico Faganello (como assistente de direção)
1995 - Ritinha, de Celso dos Santos (como assistente de direção)
1995 - Naturezas Mortas, de Penna Filho (como assistente de direção)
1990 - Desterro, de Eduardo Paredes (como continuísta).

A primeira experiência no exterior de Maria Emílias foi em "Caminno", gravado em Vígolo Vattaro na Itália. Mulher Azul foi rodado 100% na França, teve 15 dias de filmagem na região da Provence.

As produtoras Mundo Imaginário Produções Ltda, de Zeca Nunes Pires e Geofilmes Produções Audiovisuais, de Charles Cesconetto se uniram para empreender a co-produção na França. Meses mais tarde se associa a 2.Plátanos Produções Cinematográficas Ltda, de Marcelo Esteves e Maria Emilia de Azevedo.

A equipe brasileira de set foi constituída por: Zeca Nunes Pires, produtor executivo; Charles Cesconetto, diretor de fotografia; Marcelo Esteves, roteirista; Maria Emilia de Azevedo, diretora e a participação efetiva de Patricia Teotônio, atriz protagonista do filme. Na França havia a diretora de produção Valérie Benuyt e Simon Gillet, ator do filme.

Ao traçar um paralelo entre produzir no Brasil e no estrangeiro a diretora afirma que “a diferença crucial é o respeito que a França - Instituições e pessoas - tem por toda e qualquer produção artística, independente dos nomes envolvidos na produção, direção e elenco. Produzir cultura e arte é ainda uma atividade desconsiderada pela comunidade brasileira.”

Ainda segundo Maria: “a equipe de Mulher Azul foi recebida com significativo respeito. A produção cinematográfica na França é valorizada e a Região Paca abre possibilidades para sediar produções de diversos países. Além disto estava muito bem acompanhada pela equipe brasileira”. “Liberdade, Igualdade e Fraternidade, é isto! Dias inesquecíveis, com uma equipe talentosa e competente, paisagens lindas, respeitos das Instituições Francesas, receptividade da população da Provence.”


RENATO TAPADO, O AUTOR

Formou-se em Letras Português/Espanhol na UFSC e trabalhou como professor de Espanhol em diversos cursos. Trabalhou como tradutor em Cuba, professor de Português na Argentina e entre seus diversos trabalhos, publicou Mulher Azul em 2002.

“Não sei como denominar meu estilo, mas não é tradicional no sentido de um romance, um conto tradicional. Meus textos fogem dos gêneros consagrados pelo mercado editorial. Sempre têm algo poético, mesmo na prosa, algo de muito pessoal, acusando a solidão que todo verdadeiro escritor tem diante do horror do mundo contemporâneo. Mas, às vezes, o escritor responde a esse horror com uma porção de beleza.”

O filme "Roda dos Expostos" de Maria Emília, premiado no festival de gramado com melhor fotografia (do grande Charles Cesconetto), foi realizado com textos do autor. Também no atelier livre da prefeitura de Porto Alegre foram realizadas, por diversos artistas plásticos (gravadores), uma série de gravuras baseadas em seu livro de poemas "Gravuras".

Para saber mais sobre a vida e obras do autor acesse http://www.renatotapado.com/.


ZECA NUNES PIRES, O PRODUTOR

O cineasta e produtor-executivo de “Mulher Azul” Zeca Nunes Pires (Diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC), fala sobre o filme:

“A obra da Maria Emília é marcada por muita sensibilidade na sua expressão fílmica. Mulher Azul não é diferente, mostra uma mulher angustiada, solitária, com imagens nem sempre diretas, mas elaboradas com cuidado e poesia. Posso afirmar que a luz da Provence, onde pintores como Van Gogh foram morar, foi uma escolha extremamente adequada com a proposta do filme e a marca da diretora. Em relação à produção, uma vez que fui o produtor-excutivo, trabalhamos com uma equipe pequena, na qual cada integrante tinha várias funções. A produção foi facilitada pela dedicação da equipe e do elenco, da competência da produtora francesa e dos contatos que o Charles Cesconeto tinha com a Film Comission e também com produtoras francesas.

Para saber sobre o recém estreado filme de Zeca Nunes Pires, acesse

www.aantropologa.com.br


COMO MULHER AZUL FOI PARAR NA FRANÇA

Por Charles Cesconetto

“No roteiro original havia uma cena que Maria Emília gostaria de filmar em

Buenos Aires, devido aos seus famosos cafés. Então perguntei "e porque não os cafés de Paris?". O que parecia um sonho naquele momento, em pouco tempo tornou-se um objetivo possível e nossa pequena equipe abraçou a ideia. Em vez de Paris, descobrimos que a região da Provence, no Sul da França, tinha a cara do filme, então decidimos que Mulher Azul se passaria lá. Mais que na região da Provence, estávamos na região da Camargue, próximos a uma cidade muito antiga de influência basca, Arles, onde Van Gogh havia morado. Uma região muito úmida, repleta de cavalos brancos, touros e flamingos”


CO- PRODUÇÃO BRASIL FRANÇA

A equipe brasileira de set foi constituída por:

Zeca Nunes Pires, produtor executivo;

Charles Cesconetto, diretor de fotografia;

Marcelo Esteves, roteirista;

Maria Emilia de Azevedo, diretora.

Participação efetiva de Patrica Teotônio, atriz protagonista do filme.

Por causa do orçamento apertado, foi impossível a contratação de uma equipe francesa, mas o filme teve o auxílio de alguns profissionais de produção naquele país. Na França, havia a diretora de produção Valérie Beneyt e Simon Gillet, ator do filme e integrante da Ópera de Marseille.

Mulher Azul foi vencedor do edital de cinema “Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, em 2007.


LANÇAMENTO NO FAM

O Florianópolis Audiovisual Mercosul é um projeto que premia os melhores trabalhos cinematográficos do Mercosul e países associados. O FAM de 2011 acontece entre os dias 24 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Durante a semana, haverá apresentações dos curtas, médias e longas-metragens selecionados nas oito categorias, oficina de Classificação Indicativa, além da Mostra Outros Olhares com filmes italianos. Essa é a décima quinta edição do Festival, que já se consolida como um dos principais eventos de cinema em Santa Catarina.

Maria Emília já trabalhou na Coordenação das Mostras em dois anos. “Lançar o Mulher Azul no FAM é para mim uma grande honra, primeiro por acompanhar a trajetória do idealizador e realizador do evento e depois pela participação "gratuita" do público que reúne pessoas de diversas idades, nacionalidades, profissionais do cinema, admiradores de cinema e estudantes.”


SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do filme “Mulher Azul”, de Maria Emília de Azevedo

QUANDO: Dia 28 de junho de 2011, terça-feira, à noite, como convidado na sessão da Mostra de Curtas Mercosul (35mm e Vídeo), que inicia às 19 horas.

ONDE: 15º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Florianópolis-SC

CONTATO: Produtora – 2 Plátanos Produções Cinematográficas: contato@2platanos.com.br

Veja www.audiovisualmercosul.com.br

Veja www.mulherazul.com.br


Fonte: Patrícia Siqueira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural/DAC: SECARTE: UFSC, com informações e fotos da equipe de produção.