quarta-feira, 6 de julho de 2011

Diretora de Teatro Carmen Fossari lança livro de poesia


O amor beija a boca que devora o mundo. E o mundo gira na asa de um beija flor.

Após uma vida dedicada ao teatro, onde recebeu inúmeros prêmios escrevendo, dirigindo e atuando, Carmen Lúcia Fossari, diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC, agora transmite seus sentimentos e sua arte através da poesia. No próximo dia 07 de julho, a diretora lança o livro "Heresia", na livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi,
em Florianópolis.

O livro "Heresia" reúne poesias que abordam diversos temas, indo do amor à política. "Por ser meu primeiro livro de poesias, resolvi fazer algo pluritemático, abordando amor, lembranças da infância, sonhos, política, aspectos filosóficos da construção humana, da localização geográfica e astronômica do homem e do planeta azul", comenta a diretora.
Carmen conta ainda que a ideia de publicar o livro veio após o retorno positivo que ela teve dos leitores ao publicar poemas e textos em seu blog. "Escrevo poemas há muito tempo, mas sempre tive muita cautela, pois sempre penso no Manuel Bandeira que dizia que aquilo que sentimos não é poesia, é a matéria da poesia. Precisei testar em blogs para sentir como o leitor lia meus poemas, e senti um retorno positivo, vi que as poesias estavam sendo publicadas em sites de outros países, o que me emocionou muito".
O nome "Heresia" veio como um tributo à liberdade de pensamento em uma sociedade em que cada vez mais as pessoas se repartem em guetos estáticos e religiosos. "Em um mundo assim, as pessoas acabam perdendo a grande aventura de descobrir no outro a beleza da diferença e do pensamento diverso. Menos livros dogmáticos, mais poesia no planeta azul".
Dados de "Heresia"Editora Delicatta, coordenação de Luiza Moreira, São Paulo, 2011.Prefácio escrito pelo poeta português João Marques Jacinto (autor de Recantos da Lua).Diagramação de Ana RibeiroDesign de capa da artista Adriele de Jesus VicentePoemas de Carmen Fossari, 80 páginas.Sobre Carmen FossariNatural de Florianópolis, Carmen Lucia Fossari é Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC com opção em Teatro, diretora de espetáculos do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, coordenadora e professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.Nessa categoria, recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, e representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile,Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a "Cia. La Carreta" que coordena,naquele país, o ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano.Participou de três Projetos "Mambembão", no Rio de Janeiro e em São Paulo, com os espetáculos "Mesa Grande" e "Terra de Terrara", obras que dirigiu e atuou, numa promoção do Serviço Nacional de Teatro, RJ (duas temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e um Curso de Direção Teatral, integrante do Projeto, ministrado pelos melhores diretores de Teatro do Brasil).Há trinta anos, realiza montagens teatrais e leituras dramáticas, ao final de cada ano ou semestre, como parte dos trabalhos da Oficina Permanente de Teatro e do Grupo Pesquisa Teatro Novo, do DAC. Dentre as recentes montagens do grupo, destaque para a produção de "As luas de Galileu" que em 2009 celebrou o ano Internacional da Astronomia.Além de trabalhar com autores universais, nas pesquisas e montagens de Fossari, os autores catarinenses sempre tiverem lugar de destaque.Veja currículo e foto de Carmen Fossari emhttp://www.dac.ufsc.br/teatro_teatro_novo_carmen.php#topoVeja texto histórico sobre o Teatro da UFSC, por Carmen Fossari, emhttp://teatrodaufsc30anos.blogspot.com/2009/05/historia-do-teatro-da-ufsc.htmlSERVIÇO:O QUE: Lançamento do livro "Heresia", de Carmen FossariQUANDO: Dia 08 de julho de 2011 (sexta-feira), às 19hONDE: Na Livraria Saraiva Megastore, segundo piso do Shopping Iguatemi, Avenida Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica , Florianópolis-SC.QUANTO: Gratuito e aberto à comunidadeFonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC: SECARTE: UFSC, com informações institucinais e da autora.