terça-feira, 5 de julho de 2011

OPT faz apresentações no Teatro da UFSC

Alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC fazem apresentações de fim de semestre

Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h, e dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h. No Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Gratuito e aberto à comunidade.

Nos dias 7, 9 e 10 de julho haverá apresentações dos alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT), do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, com entrada franca, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.

Serão realizadas apresentações públicas com Cenas de Mímica Clássica, Leitura Dramática Encenada do texto de Martins Pena: O Juiz de Paz na Roça e, POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) baseados em poemas e textos teatrais brasileiros.

A OPT neste semestre contou com os instrutores teatrais: Augusto Sopran (Mímica), Sérgio Bessa (Improvisação ), Teresa Pesenti (Técnica Vocal) e Ivana Fossari (Teatro Brasileiro e Interpretação).

No transcorrer do semestre, os alunos realizaram seminários versando sobre a História do Teatro Universal e do Teatro Brasileiro.

A OPT tem a coordenação da Diretora de Teatro Carmen Fossari e recebe anualmente mais de uma centena de alunos que querem iniciar ou aprofundar vivências na formação do Ator-Atriz.

Atuando na área de Extensão, o DAC recebe alunos das mais variadas áreas da Universidade que frequentam os seus Cursos e Oficinas de Arte, oportunizando uma vivência diferenciada e mais humana apoiada numa vivência artística, não só de Teatro como de outras áreas, já que no DAC são oferecidos cursos e oficinas em várias áreas artísticas, como pintura, cerâmica, música, fotografia e cinema.

Além de alunos vindos dos mais diversos cursos da UFSC, a OPT recebe professores e técnicos-adminstrativos, bem como alunos de pós-graduação e pessoas da comunidade em geral.

Neste semestre, por exemplo, ao lado de uma mulher que exerce a profissão de motorista de ônibus, está uma aluna de doutorado, alguns alunos da graduação e professor de outra Universidade. “Enfim, um encontro humano de diferentes experiências culturais que torna o aprendizado e a vivência num grande e lúdico desafio, respaldado na célula humana própria do Teatro”, enfatiza Carmen Fossari.

Programação:

Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h:

MÍMICA Clássica sob a orientação de Augusto Sopran.

Dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h:

POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) sob a orientação de Sérgio Bessa

LEITURA ENCENADA DA PEÇA: O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena sob a orientação de Ivana Fossari

Alunos de POEMAS E CENAS CURTAS:

Ana Noele Silva, Ana Paula Lanta, Anderson Barbosa, André Luis Carrilho, Andrelisa Piccoli ,Anthony Medeiros, Bruno Floriani, Caio Barbosa, Carla Giovana de Oliveira, César Baroni, Cléber Bosseti, Daniel Bretãs, Daniela Dantas, Eliana Rosa, Elisângela Geroleti, Jaime Bezzera do Monte, Jamille Machado Vaz, Jhonatan dos Santos Costa, Juliana Frandalozo, Lia Ponton, Lidiane de Lima Cunha, Maiara L. Pereira, Shanley Betiol, Suéln C. Benincá, Sylvani Foumier, Vinicius F. da Cunha, Leoclides Manoel Vieira, Rosinei Vargas da Silva

Sonoplatia e Orientação: Sérgio Bessa

Alunos da Leitura O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena

ANTONIETA MERCÊS DA SILVA – MARIA ROSA

FERNANDO CORREA - JOSÉ (Noivo)

IGOR POLLA MARCELINO – Inácio José e José da Silva

JESSICA KINDLEIN ANGIOLETTI - Manuela de Sapiruruca e Srª Tomás

MARIANA LAPOLLI - Aninha

SIMÃO GRUBBER – Juiz de Paz

WANDERLEY INDIO DE ARAUJO E SILVA - Gregório

DAYANE ARNAUD ANADON FIGUEIREDO - Josefa Joaquina

RAFAEL GRIGOLETTO - Manuel André

ROBERTO MOURA - Manuel João

CORO POVO: Douglas Maçaneiro, Tamires Nayara Rodrigues, Silmara Grubber, Diego Santos, Letícia Costa

TÉCNICA:

MARCIA CATTOI e NEUSA BORGES - Iluminação

DOUGLAS MAÇANEIRO – Cenografia

IRIS KARAPOSTOLIS e GABRIELA PANGRÁCIO - Figurino e Maquiagem

JUSTINA RUBIK AHUM e LORIS GRUGINSKI – Objetos de Cena

Orientação: Ivâna Fossari

Produção: OPT

Coordenação da OPT: Carmen Fossari

Promoção: DAC

Apoio: SECARTE - UFSC

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentações teatrais de fim de semestre com alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC

QUANDO: Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h: MÍMICA CLÁSSICA sob a orientação de Augusto Sopran. / Dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h: POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) sob a orientação de Sérgio Bessa e LEITURA ENCENADA DA PEÇA: O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena, sob a orientação de Ivana Fossari

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Teatro da UFSC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto e fotos da coordenação da OPT.