Alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC fazem apresentações de fim de semestre
Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h, e dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h. No Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Gratuito e aberto à comunidade.
Nos dias 7, 9 e 10 de julho haverá apresentações dos alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT), do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, com entrada franca, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.
Serão realizadas apresentações públicas com Cenas de Mímica Clássica, Leitura Dramática Encenada do texto de Martins Pena: O Juiz de Paz na Roça e, POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) baseados em poemas e textos teatrais brasileiros.
A OPT neste semestre contou com os instrutores teatrais: Augusto Sopran (Mímica), Sérgio Bessa (Improvisação ), Teresa Pesenti (Técnica Vocal) e Ivana Fossari (Teatro Brasileiro e Interpretação).
No transcorrer do semestre, os alunos realizaram seminários versando sobre a História do Teatro Universal e do Teatro Brasileiro.
A OPT tem a coordenação da Diretora de Teatro Carmen Fossari e recebe anualmente mais de uma centena de alunos que querem iniciar ou aprofundar vivências na formação do Ator-Atriz.
Atuando na área de Extensão, o DAC recebe alunos das mais variadas áreas da Universidade que frequentam os seus Cursos e Oficinas de Arte, oportunizando uma vivência diferenciada e mais humana apoiada numa vivência artística, não só de Teatro como de outras áreas, já que no DAC são oferecidos cursos e oficinas em várias áreas artísticas, como pintura, cerâmica, música, fotografia e cinema.
Além de alunos vindos dos mais diversos cursos da UFSC, a OPT recebe professores e técnicos-adminstrativos, bem como alunos de pós-graduação e pessoas da comunidade em geral.
Neste semestre, por exemplo, ao lado de uma mulher que exerce a profissão de motorista de ônibus, está uma aluna de doutorado, alguns alunos da graduação e professor de outra Universidade. “Enfim, um encontro humano de diferentes experiências culturais que torna o aprendizado e a vivência num grande e lúdico desafio, respaldado na célula humana própria do Teatro”, enfatiza Carmen Fossari.
Programação:
Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h:
MÍMICA Clássica sob a orientação de Augusto Sopran.
Dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h:
POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) sob a orientação de Sérgio Bessa
LEITURA ENCENADA DA PEÇA: O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena sob a orientação de Ivana Fossari
Alunos de POEMAS E CENAS CURTAS:
Ana Noele Silva, Ana Paula Lanta, Anderson Barbosa, André Luis Carrilho, Andrelisa Piccoli ,Anthony Medeiros, Bruno Floriani, Caio Barbosa, Carla Giovana de Oliveira, César Baroni, Cléber Bosseti, Daniel Bretãs, Daniela Dantas, Eliana Rosa, Elisângela Geroleti, Jaime Bezzera do Monte, Jamille Machado Vaz, Jhonatan dos Santos Costa, Juliana Frandalozo, Lia Ponton, Lidiane de Lima Cunha, Maiara L. Pereira, Shanley Betiol, Suéln C. Benincá, Sylvani Foumier, Vinicius F. da Cunha, Leoclides Manoel Vieira, Rosinei Vargas da Silva
Sonoplatia e Orientação: Sérgio Bessa
Alunos da Leitura O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena
ANTONIETA MERCÊS DA SILVA – MARIA ROSA
FERNANDO CORREA - JOSÉ (Noivo)
IGOR POLLA MARCELINO – Inácio José e José da Silva
JESSICA KINDLEIN ANGIOLETTI - Manuela de Sapiruruca e Srª Tomás
MARIANA LAPOLLI - Aninha
SIMÃO GRUBBER – Juiz de Paz
WANDERLEY INDIO DE ARAUJO E SILVA - Gregório
DAYANE ARNAUD ANADON FIGUEIREDO - Josefa Joaquina
RAFAEL GRIGOLETTO - Manuel André
ROBERTO MOURA - Manuel João
CORO POVO: Douglas Maçaneiro, Tamires Nayara Rodrigues, Silmara Grubber, Diego Santos, Letícia Costa
TÉCNICA:
MARCIA CATTOI e NEUSA BORGES - Iluminação
DOUGLAS MAÇANEIRO – Cenografia
IRIS KARAPOSTOLIS e GABRIELA PANGRÁCIO - Figurino e Maquiagem
JUSTINA RUBIK AHUM e LORIS GRUGINSKI – Objetos de Cena
Orientação: Ivâna Fossari
Produção: OPT
Coordenação da OPT: Carmen Fossari
Promoção: DAC
Apoio: SECARTE - UFSC
A Oficina Permanente de Teatro (OPT) faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
SERVIÇO:
O QUÊ: Apresentações teatrais de fim de semestre com alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC
QUANDO: Dia 7 de julho, quinta-feira, às 20h: MÍMICA CLÁSSICA sob a orientação de Augusto Sopran. / Dias 9 e 10 de julho, sábado e domingo, às 21h: POEMAS E CENAS CURTAS (vários autores) sob a orientação de Sérgio Bessa e LEITURA ENCENADA DA PEÇA: O JUIZ DE PAZ NA ROÇA de Martins Pena, sob a orientação de Ivana Fossari
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Teatro da UFSC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br
Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto e fotos da coordenação da OPT.