sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sepex: programação cultural do terceiro dia

Naiade Scharkey - Dança Clássica Árabe 


A 10º edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC, que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chega hoje (21/10) ao seu terceiro dia. 

A Sepex é uma mostra de centenas de projetos nas áreas de educação, saúde, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos. E é claro, a cultura não poderia ficar de fora. Por meio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, várias exibições de dança, música e teatro serão apresentadas no Palco da Lona.

Confira as atrações culturais do terceiro dia da Sepex

SEXTA FEIRA, 21 DE OUTUBRO
9h30min – Ciranda do Flor – apresentação infantil com professor de música Alexandre Nery, coordenadora pedagógica Seandra Mello e crianças da escola CEI Flor do Campus – UFSC.

10h – Rimas, Poesias e Pão-Por-Deus – uma aproximação ao mundo das palavras, com crianças matutino do NDI-UFSC. Coordenação: professora Jodete Bayer Gomes Fullgraf.

10h20min – A força da música em movimento – apresentação de brincadeiras cantadas, com várias turmas do período matutino do NDI-UFSC. Coordenação: professoras Flora Bazzo Schmidt e Lizyane Francisca Silva dos Santos.

11h – Pife na Manga – apresentação musical do grupo formado por estudantes da UFSC, interessados em pesquisar a música da cultura das Bandas de Pífano do Nordeste brasileiro. Com repertório de músicas próprias e de grandes artistas e mestres da música popular, trabalha, principalmente, com os ritmos dançantes Marcha, Baião, Ciranda, Caboclinho e Xote. Integrantes: Ivan Vendemiatti e Fernanda Bauzys (pife), Eduardo Vidili, Guilherme Tebet e Nego Téo (percussão).

12h30min – Grupo Açor Sul Catarinense – apresentação de dança do grupo da cidade de Sombrio. Com 12 anos de história, destaca-se entre os grupos de dança folclórica açoriana do Sul do Brasil. Atuante em festivais de folclore, apresentou-se no Arquipélago dos Açores/Portugal. Faz parte da Casa da Cultura de Sombrio, instituição que integra o Conselho Deliberativo do NEA/UFSC. Coordenação: Clair Fermiano.

14h15min – Cantigas em Roda – apresentação infantil com professor de música Alexandre Nery, coordenadora pedagógica Seandra Mello e crianças da escola CEI Flor do Campus – UFSC.

14h45min – Itaguaí é Aqui – apresentação teatral numa reinvenção da peça “O Alienista”, de Machado de Assis. Em estilo “besteirol profundo”, busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Trata-se, enfim, de uma celebração da potência da vida. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC, em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde – Florianópolis. Coordenação: professor Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito).

15h45min – Milongas Urbanas – apresentação musical (violão e voz) e percussão, com os alunos da UFSC, e criadores do projeto cultural, Jéferson Dantas (CED) e Pablo Mizraji (CFH). Repertório no estilo da MPB com composições próprias.

16h15min – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – apresentação da coreografia Farinhada. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes.
16h30min – Dança do Maculelê – apresentação de dança com adultos, jovens e crianças da comunidade remanescente do quilombo da Aldeia, em Garopaba. Coordenação: Manoel dos Passos e Zenair Lemos.

17h – Seresteiros da Ilha – apresentação do grupo de canto Seresteiros da Ilha, do Centro Estudantil do NETI / PRPE da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov.

17h30min – Nós e vozes em: Um presente do passado – apresentação musical do grupo formado por estudantes cantores da UFSC e cantores da comunidade. Releitura de temas de filmes que marcaram a juventude dos anos 80 e 90, além de paródias com propagandas comerciais e um apanhado da música popular brasileira da mesma época. Repertório em formato de arranjo vocal. Coordenação: Paulo Moreira (Paulo Sol).

18h15min – Dança do Ventre – apresentação de coreografias de dança clássica e moderna árabe, com professora e alunas. Coreografias e bailarinas: Clássica “Bassen y Amany”, com Amanda Picoli; Moderna, com Amanda Picoli; Clássica “Sensações”, com Náiade Scharkey; Clássica, com Daiana Lopes; Dança Solo de Derbak / Improviso, com Daiana, Náiade, Amanda e o músico Fernando (Participação Especial). Náiade Scharkey é bailarina e professora do projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, coordenado pela professora Cristiane Ker.

Confira a programação completa dos quatro dias da Sepex no endereço:  http://sepex.ufsc.br/programacao/