quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Teatro infantil com sumiço do Boi de Mamão

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Teatro da UFSC recebe o espetáculo “O misterioso sumiço do Boi de Mamão”


Num pedacinho de terra perdido mar, na ilha conhecida como Ilha da Magia, crianças e adultos brincavam com o Boi de Mamão. Mas, em um acontecimento misterioso, o Boi sumiu. É assim que começa a história do “misterioso sumiço do Boi de Mamão”, que será apresentado na semana das crianças, no dia 12 de outubro, quarta-feira, às 16 e às 18 horas, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.

Na peça, apresentada com bonecos de luvas e atores, uma detetive é contratada para investigar o sumiço do boi. Personalidades da cultura de Florianópolis como a Rendeira, o Pescador, a Bruxinha curandeira e o Mané são os principais suspeitos.

O objetivo da peça, segundo o ator Khalid Prestes, é resgatar e divulgar a cultura da Ilha de Santa Catarina. “Queremos levar alegria, sorrisos e sonhos com a simplicidade de fazer com que crianças e adultos não deixem apagar a chama da nossa bela cultura, bem como o respeito por uma tradição que jamais deve ser esquecida.”, afirma o ator.

Currículo do espetáculo

O espetáculo nasceu em agosto de 2009 pelas mãos de Danielle Coelho, da Cia Articulação Cultural, e Khalid Prestes, da Cia Clã dos Nobres Arteiros, queidealizaram uma história com traços típicos da cultura açoriana.

“O misterioso sumiço do Boi de Mamão” foi inicialmente confeccionado com bonecos de cerâmica em forma de fantoches, com os personagens tradicionais da Ilha e das rodas de Boi de Mamão. Para contar essa história, nasceu a detetive Floriana e seu ajudante Amanito, que trouxeram um brilho a mais ao Espetáculo por se tratar de Clowns (uso da máscara: nariz de palhaço). A peça foi criada e produzida em apenas dois meses, tendo sua estreia no Teatro da UFSC, no dia das crianças.

Em março de 2010, o espetáculo foi convidado para participar do Projeto Conexão Cultural Tigre, percorrendo três Estados: Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com um total de cinquenta e duas apresentações. Em junho, a peça participou do Festival Internacional de Tetro de Animação (FITA Floripa), e em outubro entrou novamente em cartaz no Teatro da UFSC, com dez sessões.

Em janeiro de 2011, o espetáculo ganhou uma nova produção com a confecção de bonecos maiores, mais coloridos e cenários em perspectiva trazendo ainda mais efeitos visuais e encantamento o público. Em março, a peça estreou a nova produção em grande estilo no Festival de Curitiba, integrando a Mostra Seu Nariz. Em junho, a programação do 5º FITA FLORIPA contou novamente com o espetáculo, que está fazendo o maior sucesso por onde passa.

Alem de festivais e projetos de circulação, “O misterioso sumiço do Boi de Mamão” já esteve em escolas da Grande Florianópolis, shoppings e na programação SESC Florianópolis e Joinville.


Ficha técnica

Produção: Articulação Cultural e Clã dos Nobres Arteiros

Duração: 50 minutos.

Classificação: Livre

Texto: Danielle Coelho e Khalid Prestes

Bonequeiros: Khalid Prestes e Rahima Leung

Cenário: Sérgio Pires Nunes e Rahima Leung

Atuação e Manipulação: Juliana Freitas e Khalid Prestes



SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação do espetáculo “O misterioso sumiço do Boi de Mamão”

QUANDO: Dia 12 de outubro de 2011, quarta-feira, às 16 e às 18 horas

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: R$ 20,00 a inteira e R$10,00 a meia (meia entrada para crianças, idosos, classe artística e estudantes). Crianças menores de 2 anos não pagam. (Ingressos no dia e local a partir das 15 horas.)

CONTATO: Juliana Freitas (Atriz e Articuladora Cultural): (48) 8462-7284 / 9968-0147 - ARTICULAÇÃO CULTURAL-Comunidade Cênica Floripa- SC www.articulacaocultural.blogspot.com

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina - visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Rafael Gomes - Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Departamento Artístico Cultural (DAC): SECARTE: UFSC