terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hall da Reitoria da UFSC, exposição de Figurino de Cinema e Teatro

Foto: mulher vitruviana, criação de Lou Hamad

Exposição de Figurinos de Cinema e Teatro, da Figurinista Lou Hamad

De 21 a 26/09, durante a Semana Ousada de Artes UFSC – UDESC


Acontece de 21 a 26/09 no Hall da Reitoria da UFSC, das 9 às 22 horas, a exposição de Figurinos de Cinema e Teatro, com trabalhos da figurinista Lou Hamad e dos seus alunos na Oficina de Figurino do Departamento Artístico Cultural — DAC da UFSC.

A mostra faz parte da 2ª Semana Ousada de Artes UFSC—UDESC, evento que acontece de 21 a 26 de setembro, e congrega diversas atividades em várias linguagens artísticas. Veja mais sobre esse evento em www.semanaousada.ufsc.udesc.br

Figurino é um traje especialmente criado para auxiliar o personagem a cumprir o seu papel, em um filme ou no palco, diz a figurinista.

A Mostra terá cerca de 30 manequins, divididos em três categorias. Cada categoria representa algumas partes do trabalho de Lou Hamad. Além de expor peças da sua criação, ela também exibirá alguns dos trabalhos dos alunos, criados nas oficinas de figurino que coordena no DAC.

A primeira categoria é de figurinos que foram usados em filmes produzidos aqui em Santa Catarina. A proposta é colocar "roupas que comuniquem por si só" como disse Lou Hamad. Dessa categoria, fazem parte figurinos de filmes como: Cruz e Sousa — o Poeta do Desterro; Procuradas; Um Tiro na Asa; A Coroa; Caminho do Divino e até, do ainda inédito, A Antropóloga - com três trajes: "o bem", "o mal" e " aparição" - entre outros filmes.

A segunda categoria é uma amostra do trabalho produzido na Oficina para Iniciantes. Nessa oficina, muitas vezes há alunos de áreas diversas como Design e Moda. Eles aprendem história dos tecidos, desenho, como reproduzir trajes, critérios para escolher figurino, entre outras coisas.

Na terceira parte da exposição, haverá uma amostra dos trabalhos feitos pelos alunos da Oficina Avançada de Criação de Figurinos, onde se aprende todo o processo de criação e composição de figurino. No final da oficina, os alunos têm que criar seus próprios figurinos. São esses trabalhos que serão agora expostos. O tema dessa exposição será Astronomia, já que 2009 é o Ano Internacional dedicado ao tema.


A figurinista Lou Hamad

Maria de Lourdes Ternes Hamad trabalha há 29 anos na UFSC, no Departamento Artístico Cultural. É Mestre em Moda e Criação pela Universitè Lumière Lyon2, França. É Diretora de Arte, indicada para o Kikito de Gramado; Figurinista e Professora de Figurino, História da Arte e Estética dos Cursos de Cinema, Jornalismo, e Propaganda e Publicidade da Unisul; do laboratório de Cinema do Curso de Cinema da UFSC; e das Oficinas de Figurino do DAC/UFSC. Atua na criação de figurinos e trajes de luxo femininos e/ou conceituais e históricos, tendo sido nacionalmente premiada por suas criações. Representou a UFSC no Fundo Municipal de Cinema, em Florianópolis. Foi Júri do Carnaval de Florianópolis e de Laguna por diversas vezes, além de Júri do Festival Audiovisual do Mercosul - FAM. Coordenou a realização de Décor da Feira Internacional de Saint Etiènne no ano do Brasil na França. Entre seus principais trabalhos, estão: “A Antropóloga” - Longa de Zeca Pires a ser lançado brevemente; “Procuradas” - Longa de Zeca Pires e José Frazão.; “Cruz e Sousa o Poeta do Desterro” - Longa de Sylvio Back, entre outros. Prêmio de Melhor Figurino no Festival Nacional de Cinema de Vitória-ES; e Figurinos na França coordenando o intercâmbio cultural com a cidade de Saint-Etiènne.

Oficinas de Figurino do DAC

Lou Hamad coordena duas oficinas de figurino no DAC.

A primeira oficina é para iniciantes. Trabalha com a Decupagem de Textos, Peças e Roteiros; Análise Técnica; Pesquisa e Criação – esse item compreende os aspectos: Desenho, tecnologia e transformação têxtil, e apresentação do projeto - Realização do figurino; Dinâmica do funcionamento da equipe técnica (formação, funcionamento e desprodução).

A segunda oficina é uma extensão da primeira. Trabalha o conteúdo da oficina para iniciantes, apresentando sob forma de Projeto de Coleção. Os componentes da oficina, sob orientação e critérios técnicos, criam 20 trajes conceituais e realizam dois modelos que são apresentados ao final do semestre.

Coordenada por Lou Hamad, a Oficina de Figurino de Cinema e Teatro é realizada pelo Departamento Artístico Cultural – DAC, da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Mostra de Figurino de Cinema e Teatro
ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis.
QUANDO: De 21 a 26 de setembro, das 9 às 22 horas. Programação da Semana Ousada de Artes UFSC—UDESC. www.semanaousada.ufsc.udesc.br
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: DAC – UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 dac@dac.ufsc.br — www.dac.ufsc.br

Fonte: José Wilson Fontenele – Acadêmico de Jornalismo, bolsista no Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e entrevista com a figurinista.