quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Projeto 12:30 Acústico recebe o show de Tereza Virginia

Foto: Tereza Virginia

O show: “A Outra”, com Tereza Virginia é uma das atrações desta terça-feira, dia 22/09 na programação especial integrada à Semana Ousada do Projeto 12:30 Acústico.

A apresentação será no palco do Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont,às 19h30min. É gratuita e aberta à comunidade.

Tereza Virginia se propõe a expor a voz e a perspectiva feminina ao compor através dos gêneros musicais xote, samba e fado. Suas canções são resultados de parcerias estabelecidas com compositores como Beatriz Sanson, Chico Saraiva, Emílio Pagotto, Ive Luna e Luiz Gustavo Zago.

Nos arranjos e canções ela procura desestabilizar identidades musicais, e as letras são elaboradas para desafiar as convenções usuais comuns a cada gênero. Em ”Xote em nó”, a composição de Emílio Pagotto foi de forma amaxixada e letra maliciosa; e Tereza Virginia acrescentou marcas do barroco.

A compositora revisita o pós-moderno. Tereza Virginia canta o xote, o baião e o samba. A Outra é o nome do fado que Tereza Virginia escreveu em parceria com Beatriz Sanson e que dá titulo ao show que Tereza Virginia atualmente apresenta. No show, Tereza Virginia mostra o repertório do Cd, lançado em 2008 pelo selo Beluga, de Florianópolis.

Ao longo do processo de concepção do Cd, Tereza Virginia se envolveu tanto com música que se descobriu melodista. Musicou um poema seu, “Camille”, em homenagem à escultora Camille Claudel e dividiu com o arranjador a autoria da transformação em samba de uma “letra/puxão de orelha” intitulada “No prumo”.

Tereza Virginia optou por trazer ao presente uma canção da década de 40, o samba de breque “Menina fricote” de Marília Batista e Henrique Batista, acompanhada pelo Grupo Garapuvu de choro. A compositora interpreta, ainda, três canções inéditas de outros compositores, recriadas por sua perspectiva: o metasamba “Promessa repetida” de Toni Edson, “Baião moderno” de Emílio Pagotto e “Nós dois” de Neno Miranda.

No show A Outra, Tereza Virginia interpreta, ainda, o samba “O que vier eu traço”, composto na década de 20 por Zé Maria e Alvaiade e a belíssima e intensa canção “Flores Horizontais” composta por José Miguel Wisnik sobre poema de Oswald de Andrade. Tereza Virginia se apresenta com os músicos Julio Cordoba (violão) Raphael Galcer (violão de sete cordas) e Flavio Araújo (percussão).

Saiba mais sobre os músicos
Tereza Virginia de Almeida nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Letras pela UERJ em 1985. Durante a década de 80, estudou teatro com Perfeito Fortuna, participou de grupos teatrais de criação coletiva e estudou canto com a soprano Clarice Szjnbrum. Na década de 90 cursou mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em 1996, passou a atuar na Universidade Federal de Santa Catarina como Professora de Literatura Brasileira. Publicou em 1998 o livro “A Ausência lilás da Semana de Arte Moderna: o olhar pós-moderno”. Cursou pós-doutorado no centro de Literatura Comparada da Universidade de Stanford em 1999. Em 2002, direcionou seu trabalho de pesquisa para as relações entre música e literatura. Entre 2003 e 2004 integrou o Polyphonia Khorus, grupo com o qual realizou turnês e atuou na ópera Carmen de Bizet.

Criou, em 2004, o Núcleo de Estudos Poético-musicais na UFSC, (http://www.nepom.ufsc.br) passou a concentrar suas pesquisas na canção popular e a ser editora-chefe da Repom, revista on line dedicada à interface música e literatura (http://www.repom.ufsc.br). Em 2005, apresentou espetáculo no Congresso Fazendo gênero da UFSC como intérprete de compositoras populares brasileiras. Em 2006, publicou na Revista de História o artigo No “balanço do lundu” e foi selecionada para o “Encontro Palavra Cantada II” no Rio de Janeiro para apresentar sua pesquisa sobra a canção popular. Neste mesmo ano, iniciou seus trabalhos de composição para a realização de seu primeiro Cd.

Entre 2001 e 2008, Tereza Virginia coordenou o “Projeto Floripa em composição” dedicado à realização de apresentações com compositores de Florianópolis. Em 2004, assinou em nome do Núcleo sob sua coordenação convênio com o Instituto Cravo Albin/RJ para a realização do “Dicionário de Música Popular de Santa Catarina”.

Ao longo de 2007, esteve em estúdio para gravar o Cd com arranjos do pianista catarinense Luiz Gustavo Zago. Em 2008, lançou o Cd “Tereza Virginia” pelo selo Beluga, de Florianópolis, um trabalho no qual investiga as relações da palavra poética com gêneros da música popular como o choro, o xote, o samba e o fado.

Para a apresentação do repertório do Cd, Tereza Virginia criou o espetáculo A Outra com o qual tem se apresentado em espaços como o Teatro do Sesc e Teatro da Ubro em Florianópolis. Em 2009, o show conta com a participação dos músicos Julio Córdoba (violão), Raphael Galcer (violão de sete cordas) e Flavio Araújo (percussão). A convite do SESC, Tereza Virginia realiza em julho de 2009 uma turnê por nove cidades de Santa Catarina.

Julio Cordoba

Violonista. Bacharel em Violão pela Uni-Rio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), onde estudou sob orientação do professor Nícolas de Souza Barros, tendo concluído o curso em 2001. Natural do Rio de Janeiro, está em Florianópolis desde 2002, onde atua como professor de violão em escolas de música, integrou a Camerata de Violões da UDESC de 2004 a 2008 e é violonista no conjunto de choro Chorando pelos Dedos. Está concluindo o curso de Mestrado em Música pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), na área de Musicologia.

Raphael Galcer

Violonista, cantor e compositor. Raphael Galcer eside em Florianópolis há três anos. Como violonista estudou harmonia com o guitarrista Dalton Xavier em Itajaí, cidade onde participou do festival de musica de Itajaí, abrindo apresentações de Wagner Tiso, Luis Melodia e Demônios da Garoa. Também participou de oficinas com mestres como Mauricio Carrilho, Pablo Tridade, Clara Sandroni e Arismar do Espírito Santo. Foi integrante por dois anos do Bom Partido, grupo de samba de Florianópolis que interpreta varias vertentes do gênero como o partido alto, o samba de roda, samba canção, samba de breque entre outros.

Flavio Araujo

Curitibano, cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro – em Padre Miguel. Aos 12 anos tem seu primeiro contato com instrumentos de percussão na fanfarra da escola em que estudava. Uma década depois inicia sua trajetória como músico integrando a Casa de Marimbondo – Curitiba. De lá para cá vem pesquisando os ritmos brasileiros, principalmente o samba e o choro. Hoje atua como músico e professor de bateria, percussão e rítmica. É percussionista do grupo Orelha de Cobra e diretor de bateria da Escola de Samba “Acadêmicos do Samba”. Participou de oficinas, cursos e workshops com: Carlos Stasi, Barbatuques, Guello, Celsinho Silva, Jorginho do Pandeiro, Marco Suzano, Pedro Amorim, Mário Seve, Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos.

2ª Semana Ousada de Artes UFSC e Udesc

A 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e Udesc será realizada entre os dias 21 e 26 de setembro em diferentes espaços das duas universidades. A Semana terá atrações nas áreas do cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia, unindo as duas instituições públicas numa parceria artística e cultural. Organizada pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), procura apresentar a Universidade como fonte de ousadia através de diferentes cursos e espetáculos artísticos.

Mais informações sobre a Semana Ousada com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na Udesc, pelo fone 9912-3521. Mais dados e a programação completa podem ser acessados no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para
projeto1230@dac.ufsc.br.


Serviço:
O QUÊ: Show com Tereza Virginia
QUANDO: Dia 22 de Setembro de 2009, terça-feira, às 19h30min.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira - Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e dos músicos. Créditos das fotos: Nisie Nolasco.