segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto 12:30 Recebe dois shows nessa semana


Foto: Nesta quarta-feira, 30/09, o Projeto 12:30 recebe a banda Zaragatta e na quinta-feira é a vez do Projeto 12:30 Acústico com a apresentação do grupo Ginga do Mané.

QUARTA-FEIRA - CONCHA ACÚSTICA
Zaragatta no Projeto 12:30

Nesta quarta-feira, 30/09, o Projeto 12:30 recebe a banda Zaragatta. O show terá início às 12h30min, na Concha Acústica da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade.

A Banda Zaragatta é de Florianópolis e existe há cinco anos. Tem um repertório cover pop, reggae, rock passeando pelos clássicos nacionais e internacionais destes estilos. Desde setembro de 2008, o grupo trabalha na divulgação do seu primeiro CD. A produção deste trabalho é independente e o mesmo foi concebido inteiramente em Florianópolis. É a primeira vez que a banda se apresenta no Projeto 12:30.

Zaragatta, segundo o dicionário Aurélio, significa: Algazarra, baderna, confusão. E para a banda "Zaragatteiros são amigos e simpatizantes da banda Zaragatta, que curtem tudo isso na PAZ e na moral, porque é o que simbolizamos com nosso comportamento despojado, descontraído e cheio de energia fazendo o agito com a interatividade da galera nos nossos shows".

Saiba mais sobre os músicos:

Anderson Ertal - Guitarrista. Ertal Nasceu em 24 de janeiro de 1987 em Chapecó - SC e aos 15 anos de idade teve o contato definitivo com a guitarra influenciado por bandas como Guns n' Roses, Van Halen e Aerosmith. Tocou em diversas bandas da grande Florianópolis, antes de se integrar a Zaragatta desde Fevereiro de 2007, onde exerce uma presença forte com performances marcantes nos palcos;

Gabriel Lucena Pereira Azevedo da Silveira - Contra baixista. Gabriel Lucena nasceu no Rio de Janeiro - RJ, em 29 de agosto de 1977. Cresceu rodeado de livros e discos, em uma família que sempre valorizou a cultura e a proximidade com a natureza. Morou boa parte de sua vida em sua cidade natal, embora tenha vivido durante pouco mais de 4 anos, no sul da França, em Toulouse. Estuda música desde os 9 anos e a partir dos 14 anos começou a estudar guitarra, já tendo feito vários cursos. Atualmente se dedica ao baixo. Em 2005 se formou no curso de Produção Fonográfica. Trabalhou durante 6 anos em estúdios de produção musical no Rio de Janeiro e em 2007 veio para Florianópolis - SC, onde entrou para a Zaragatta. Tem uma presença de palco onde demonstra bastante energia e carisma. É uma pessoa que ama o que faz e faz o que ama;

Marcelo Souza Kalfetz - Baterista. Marcelo Kalfetz nascido em Florianópolis - SC, em 26 de novembro de 1980. Baterista há nove anos e vindo de família de músicos é autodidata e remanescente de Bandas Heavy Metal, Punk Rock e Trash Metal da cena musical da grande Florianópolis. É o mais novo integrante e atuando no bom e velho Rock'n Roll trazendo misturas de reggae e funck com a Banda Zaragatta. "Para o alto e avante"


Marcos Aurélio de Lara - Vocalista. Marcos de Larah nascido em Ivaiporã - PR, em 02 de agosto de 1970. Cantor, compositor, produtor, locutor e fundador da banda Zaragatta - veio para Santa Catarina em 2000. Nascido de uma família de músicos também é autodidata. Sempre viveu no meio musical, começando em 1982 e atuando profissionalmente desde 1988. O conhecimento adquirido no teatro completa sua postura irreverente, transformando sua performance em algo totalmente particular. Considera-se um cidadão do mundo, sempre preocupado com as questões sociais e ambientais.


QUINTA-FEIRA - TEATRO DA UFSC
Ginga do Mané no Projeto 12:30 Acústico.

O Projeto 12:30 Acústico da próxima quinta-feira, dia 1º /09, apresenta o show do grupo Ginga do Mané. O show será no Teatro da UFSC, tem início às 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade.

Ginga do mané toca choro e música instrumental. O nome do Grupo faz referência ao choro "A Ginga do Mané", de Jacó do Bandolim e também faz alusão ao jeito de ser do florianópolitano, o mané. O grupo busca a dosagem ideal entre o comprometimento e a paixão pelo choro, de Jacó do Bandolim, e a irreverência e improvisação dos dribles de Mané Garrincha, o que caracteriza o seu jeito ilheu de fazer música.

A proposta do Ginga do Mané é o estudo e a divulgação do choro, dando ênfase à produção catarinense. Por este motivo, o grupo possui, além do especial repertório de clássicos do gênero, músicas adquiridas através de pesquisa histórica com os compositores do nosso estado.

O Grupo nasceu nas aulas práticas ministradas no Centro Musical Wagner Segura, onde alguns integrantes foram alunos. Ginga do Mané é composto por Fernanda Silveira, no cavaquinho, Fabricio Gonçalves, no pandeiro, Bernardo Sens dos Santos, na flauta transversa, e Raphael Galcer, no violão de sete cordas.

Saiba mais sobre os músicos do Ginga do Mané.

Fernanda Silveira - Natural de Florianópolis nasceu em 18/04/80, iniciou na música aos oito anos de idade influenciada e apoiada pelos seus pais, e em 1999 aperfeiçoou seus estudos de Samba e Choro com o violonista Wagner Segura. Hoje musicista, cavaquinhista e professora profissional portadora da carteira da OMB Nº 15.633 e bacharel em Administração com habilitação em Marketing e ênfase na cultura.

Obteve, em 1999, o curso de harmonia aplicada à música popular Brasileira com a carga horária de 30 horas, ministrado pelo mestre e maestro Ian Guest (RJ), realizado na escola de música Compasso Aberto em Florianópolis e em 2003 teve orientações de prática de conjunto de choro com a carga horária de 10 horas, com o Violonista Mauricio Carrilho (RJ), realizado no Teatro do CIC em Florianópolis.

Começou a tocar profissionalmente em 1997 com o primeiro Grupo de samba de Florianópolis formado somente de mulheres Toque Feminino.
Já tocou e acompanhou vários músicos como, o bandolinista Miltinho Mori de (SP), a Velha Guarda da Mangueira do (RJ), a Velha Guarda da Embaixada Copa Lord de (SC), o violonista Mauricio Carrilho do (RJ), o bandolinista Pedro Amorim do (RJ), Ronaldo do bandolim e Jorginho do Pandeiro ambos do Grupo Época de Ouro do (RJ), o baixista Tiago do Espírito Santo de (SP), o violonista Daniel Sá (RS), a cantora Eliza de (SC) e a cantora Maria Helena de (SC), o cantor Jorginho do Império (RJ) e o cantor Sombrinha (RJ).Atualmente leciona no Centro Musical Wagner Segura em Florianópolis, toca com o violonista Wagner Segura e possui um Grupo de Choro chamado "Ginga do Mané". Também é integrante do Grupo de Samba raiz "Um Bom Partido" além de fazer Free - Lancer com vários músicos.

Fabrício Gonçalves - O pandeirista é mané e nasceu em 1980. Toca profissionalmente desde 2003. Tem no currículo cursos, seminários e oficinas de percussão, como por exemplo, a "20 ª e 25ª Oficina de Música de Curitiba", curso de pandeiro e prática de choro, com Jorginho do Pandeiro (grupo Época de Ouro) e Celsinho Silva, também curso de bateria de Escola de Samba e Ritmos Brasileiros, com Odilon Costa e Guilherme Gonçalves e percussão com Oscar Bolão, em 2008 do IV festival de choro realizado em São Pedro (SP).

Ao seu lado já tocaram grandes músicos como: Pedro Amorim grande bandolinista, Raul de Barros um dos maiores trombonistas do mundo, Humberto Araújo arranjador, saxofonista e flautista, Geraldo Vargas bandolinista, Zé barbeiro violonista, com o pianista Arthur Moreira Lima. Atuando com o grupo de samba Um Bom Partido acompanhou muitos músicos de renome nacional como: Monarco da Portela, Tantinho Mangueira,Jurandir Mangueira,Xangô da Mangueira, Athaufo Jr, Nadinho da Ilha, Ney lopes, Wilson Moreira, Jair do cavaco, Agemiro Patrocínio, Casquinha, Noite Ilustrada, e outros.

Atualmente professor de percussão no Centro Musical Wagner Segura e fre-lancer com alguns grupos de samba e choro, possui o registro na Ordem dos Músicos do Brasil sob o nº 2.939.

Bernardo Sens dos Santos - Nascido em Joaçaba, em 09 de julho de 1983, reside em Florianópolis há dez anos. Seu primeiro contato com a música foi através do violão aos nove anos de idade. Com dezesseis anos estudou percussão afro-brasileira e africana atuando em grupos de dança como percussionista em parceria com outros instrumentistas de renome como o francês Nicolas Malhome. Dedica-se ao estudo da flauta transversal à sete anos e formou-se no curso de Licenciatura em Artes/Música da Udesc onde aprofundou seus estudos em música, didática, história e teoria e harmonia musical. Além da graduação em música, Bernardo estudou flauta em com Eliana Mandelli e Cristian Faig, flautista Argentino de renome.

Bernardo está inserido no meio musical erudito e popular de Florianópolis de diversas formas: como flautista integrou o grupo de Samba tradicional Bom Partido, grupo Muiraquitã, Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (Oscar) Orquestra Sinfônica de Florianópolis (OSF), quinteto de Madeiras Sopro Sinfônico, e ministrou aulas de música em escolas públicas municipais. Apresentou-se também com Wagner Segura, Geraldo Vargas, Terence Martinelli, clube do choro de Miami.

Atualmente é integrante da OSF - Orquestra Sinfônica de Florianópolis, do grupo de choro Ginga do Mané, do grupo de choro Olho D´água, do grupo poético musical Harmonia da Palavra e da Orquestra Jovem de Florianópolis (Projeto Orquestra Escola - Fundação Franklin Cascaes). Participa em apresentações com o violonista Wagner Segura e faz trabalhos de estúdio e apresentações diversas.

Além da atuação como instrumentista, Bernardo dedica-se à composição, arranjo e educação musical. É professor de flauta no projeto Orquestra Escola pela Fundação Cultural Flanklin Cascaes, funcionário da Fundação Catarinense de Cultura - Departamento de Difusão Artística onde trabalha no Projeto Bandas - SC e administração do Programa Nacional de Bandas de Música - Funarte.serido no meio musical erudito e popular de Florianópolis de diversas formas: como flautista integrou o grupo de Samba tradicional Bom Partido, grupo Muiraquitã, Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (Oscar) Orquestra Sinfônica de Florianópolis (OSF), quinteto de Madeiras Sopro Sinfônico, e ministrou aulas de música em escolas públicas municipais. Apresentou-se também com Wagner Segura, Geraldo Vargas, Terence Martinelli, clube do choro de Miami, Douglas Lora e em diversas cidades do sul do Brasil. Como arranjador, tem desenvolvido trabalhos com formações de câmara e sinfônicas.

Raphael Galcer - Raphael Galcer é músico e compositor. Autodidata teve seu primeiro
contato com o violão em 1992 em Criciuma, nos anos seguintes se apresentou em peças de teatro, festas, bares, apresentações de rua, entre outras, até o ano de 1999 quando iniciou seus estudos em Itajaí com o professor Dalton Xavier. Deste periodo até 2004 no Festival de Música de Itajaí se apresentou ao lado de cantores e instrumentistas e participou de oficinas com Mauricio Carrilho, Clara Sandroni, Arismar do Espirito Santo, Celso Branco, Roberto Gnattali e Pablo Trindade. Desde 2005 é violonista do grupo Um Bom Partido com quem se apresentou em diversas cidades em Santa Catarina, Parana e Rio de Janeiro. Desde 2006 em parceria com o poeta Cesar Félix criou espetáculos e compôs canções, destaque para o grupo Margem Esquerda, que em maio de 2008 realizou turnê pelas cidades: Alcalá de Henares, Madrid, Sevilha, Granada e Chiclana na Espanha. Desde 2008 é integrante do grupo Ginga do Mané, com o qual em maio de 2009 acompanhou o bandolinista Geraldo Vargas na comemoração do dia nacional do choro, evento que foi promovido pelo grupo no Teatro Alvaro de Carvalho em Florianópolis. Integra também o grupo Orelha de Cobra, grupo realizador do projeto Choro na escola e que atualmente desenvolve o projeto Roda de choro na estação da memoria na cidade de Joinville. Em agosto de 2009 participou do circuito catarinense do SESC ao lado de Julio Cordoba e Flavio Araujo acompanhando a cantora Tereza Virginia.


Poucos conseguem ficar indiferentes com o repertório de choros de andamentos velozes e execuções vibrantes, da mesma forma que todos são envolvidos pelo ambiente melancólico e sereno que alguns choros proporcionam. Assim, o Ginga do Mané, por onde passa conquista o público.



PROJETO 12:30
O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à
Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO 1:

O QUÊ: Show acústico com Zaragatta. QUANDO: Dia 30 de Setembro de 2009, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447 - www.dac.ufsc.br

SERVIÇO 2:

O QUÊ: Show acústico com Ginga do Mané. QUANDO: Dia 1º de outubro de 2009,
quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 Acústico no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447 - www.dac.ufsc.br

Fonte: Rodrigo Chagas e Stephanie Pereira - Acadêmicos de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e do músico.