sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Exposição fotográfica “Psicanálise na França”


Exposição fotográfica “Psicanálise na França” abre a IV Jornada de Psicanálise na UFSC

Dia 08/09, terça-feira, ás 20 horas, no Hall da Reitoria.

Abre na terça-feira, 08/09, às 20 horas, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição “Psicanálise na França”, que dá início à IV Jornada de Psicanálise da Escola de Psicanálise - Seção Santa Catarina, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro na UFSC.

A exposição é composta por 24 painéis que retratam o movimento psicanalítico na França de 1926 a 2001, através de fotos de Freud e Lacan junto com seus interlocutores, das capas dos principais livros e revistas assim como de extratos de jornais, entre outros documentos.

No material da mostra há registros dos principais interlocutores de Freud e Lacan no meio filosófico, literário, psiquiátrico e psicanalítico, assim como dados dos movimentos culturais de suas épocas.

O acervo, que foi organizado pela historiadora francesa Elisabeth Roudinesco,foi gentilmente cedido à Escola Brasileira de Psicanálise-Seção Santa Catarina, pela Aliança Francesa-Florianópolis.

O evento abre as atividades relativas à IV Jornada de Psicanálise da Escola de Psicanálise - Seção SC "Sintoma e semblantes - para que serve um sintoma?" (auditório da Reitoria da UFSC dias 11 e 12/09). Esse evento é um projeto que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e conta com o apoio da UFSC (Pró-Reitoria de Pós-Graduação).

Por ocasião da abertura da exposição, acontecerá o lançamento do segundo número da publicação psicanalítica Revista Arteira. O Coral da UFSC fará uma apresentação na abertura do evento.

Veja mais sobre a Jornada de Psicanálise, incluindo a programação completa, no site www.ebpsc.com.br


SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura da Exposição "Psicanálise na França".

QUANDO: Dia 08 de setembro de 2009, terça-feira, às 20 horas

ONDE: No Hall da Reitoria da UFSC, campus Trindade, Florianópolis

QUANTO: A visitação à exposição é gratuita e aberta à comunidade.

CONTATO: EBP-SC: (48) 3222-2962 - ebpsc@newsite.com.br - www.ebpsc.com.br

Fonte: Sendy Cristina da Luz, Acadêmica de Jornalismo - Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material dos organizadores do evento.