quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Teatro: "Verbais: Ninho de Palavras"

Foto: divulgação do espetáculo

"Verbais: Ninho de Palavras", no Teatro da UFSC, integra a Semana Ousada de Artes

Dia 23/09, quarta-feira, às 20h30. Gratuito, aberto à comunidade e com ingresso por ordem de chegada.

O Teatro da UFSC recebe nesta quarta-feira, 23/09, às 20h30, a apresentação do espetáculo teatral "Verbais: Ninho de Palavras", remontagem atualizada, com alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.

A apresentação faz parte da programação da 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC, evento que acontece de 21 a 26 de setembro, em Florianópolis, em vários espaços culturais. (Veja www.semanaousada.ufsc.udesc.br)

A peça é uma remontagem atualizada, com alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC, a partir de um roteiro de poemas.

O espetáculo mescla linguagens: mímicas, poéticas, dança e teatro. Com textos dos poetas Paulo Leminski, Nicolau Flores (Márlio Silva), João Jacinto (Portugal) e Garcia Lorca, o andaluz espanhol que igualmente foi um grande dramaturgo autor de Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba, dentre outros textos teatrais. A presença feminina na seleção dos textos recaiu sobre a poetisa goiana Cora Coralina.

A diversidade das linguagens cênicas coincide com a diversidade das linguagens poéticas particulares dos escritores. Esta opção referencia dois importantes aspectos: a amplidão do universo da criação, chegando, em alguns momentos, a parecerem universos antagônicos como a poesia memorialista de Cora Coralina ou os versos contemporâneos de Leminski. Ou ainda, a densidade reveladora da ontologia dos versos de João Jacinto, diante da ácida e humorada poesia de Nicolau Flores. Um pequeno poema de Calud.Aranda, prepara ao universo mais onírico das palavras do espanhol Lorca, e o seu célebre "Verde que te quiero verde" encerram Verbais: Ninho de Palavras.

As poesias são interpretadas pontuando um trabalho corporal acentuado, bem como uma coreografia capaz de propiciar aos atores uma maior profundidade aos poemas escolhidos.

Elenco: Alunos da OPTT II e III: Eliana Bär, Bruno Leite, Cléia R. Canatto, Eloisa
Dornelles, Gabi Borges, Gabriel Orcajo, Jeane Siqueira, Lucia Amante, Mariana Lapolli, Rubia Medeiros, Lucíola Zanirato e Luiza S. Souto.
Atores Convidados: Augusto Sopran (mímico) e Nei Perin (ex-aluno da OPT).
Direção: Carmen Lúcia Fossari

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: "Verbais: Ninho de Palavras", espetáculo teatral que integra a Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC, com alunos da Oficina Permanente de Teatro do DAC/UFSC
QUANDO: Dia 23 de setembro de 2009, quarta-feira, às 20h30 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Ingresso por ordem de chegada.
CONTATO: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br